quarta-feira, 17 de maio de 2023

Pergunta lógica

 

Bocage* entrou em uma taverna e perguntou: 

− Poderei comer aqui, com o meu dinheiro? 

O dono do estabelecimento olhou com surpresa para o recém-chegado e respondeu: 

− Decerto, senhor; o que quiser... 

E começou logo a fazer uma longa enumeração das iguarias que podia pôr à disposição do seu interlocutor. 

Bocage escolheu os pratos que mais lhe agradavam, repetiu com relação a cada um deles a pergunta que já fizera. O taverneiro, que ria já daquela insistência, respondia sempre afirmativamente, como bem pode supor-se. 

Senta-se o poeta, come e bebe à regalada, e afinal, dando por concluída a refeição, levanta-se e saca da algibeira um vintém, que entrega ao proprietário do estabelecimento. 

− Que é isto? Pergunta este último com profunda estupefação. 

− Disse-me muitas vezes que eu podia comer o que quisesse com o meu dinheiro, e nada mais lhe devo, por consequência, visto que o meu dinheiro é só esse. 

− Tem razão, respondeu o taverneiro, descerrando os lábios em um sorriso amarelo, e perdoar-lhe-ei de bom grado com uma condição. 

− Qual é? 

− Há de fazer o mesmo no estabelecimento fronteiro a este... 

− Ah! Creia que muito me custa não poder aceder ao seu desejo, senhor... Já fui ontem comer com o meu dinheiro na taverna do seu vizinho, e foi ele quem me mandou aqui... 

********** 

(Do livro “Gostosas Piadas Cariocas”, de João Pindoba) 

* Manuel Maria Barbosa du Bocage nasceu em 15 de setembro de 1765, em Setúbal, vila portuguesa. Mais tarde, em 1781, ingressou na carreira militar, mas desertou em 1789. Passou então a se dedicar à escrita literária e às traduções. Contudo, seu estilo de vida boêmio e sua escrita satírica fizeram com ele sofresse perseguição política e religiosa. 

O poeta, que morreu em 21 de dezembro de 1805, em Lisboa, produziu textos com características árcades e românticas. Assim, adotou o pseudônimo árcade Elmano Sadino, mas também escreveu uma poesia erótica e anedótica, que acabou sendo responsável pela fama do artista. 

Foi personagem de muitas anedotas atribuídas a ele, mais pelo folclore popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário