terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O primeiro gol de bicicleta



Leônidas, no Pacaembu, dando uma de suas famosas bicicletas.

O primeiro gol de bicicleta aconteceu em 1931 e foi marcado por Leônidas da Silva. Ele defendia o Bonsucesso numa partida contra o Esporte Clube Carioca. 

Leônidas da Silva,  um  dos  maiores jogadores da história do futebol, morreu na tarde do dia 24 de janeiro de 2004, aos 90 anos. O também conhecido como Diamante Negro estava internado no  Recanto São Camilo, clínica geriátrica em Cotia, São Paulo, onde passou os últimos 10 anos, época em que começou a agravar-se a doença que sofria, o Mal de Alzheimer. 

Leônidas foi o criador do gol de  bicicleta, e um dos maiores nomes da história do futebol  brasileiro.  Ele  conquistou  primeiro  o  Rio, ao brilhar em 1931 e 32 no Bonsucesso, que o descobriu no antigo Sírio Libanês. 

Em seguida,  teve breve passagem pelo Peñarol, mas voltou para casa e desfilou por Vasco  (campeão estadual em 1934),  Botafogo  (campeão em 1935)  e Flamengo (campeão em 1939, pelo qual marcou 142 gols em cinco temporadas). 

Depois, foi a vez de encantar os paulistanos, com a camisa do São Paulo, clube que defendeu de 42 a 50, nesse período ganhou os títulos paulistas de 43, 45, 46, 48 e 49.

Pela seleção brasileira, jogou as Copas da Itália-34 e da França-38, foi quando terminou como artilheiro da competição, com oito gols.

Leônidas nasceu em São Cristóvão, no Rio. Começou jogando nos Campos de Várzea, bem próximo a Ponte dos Marinheiros. Habilidoso, ágil, elegante, genioso, perseverante são alguns adjetivos que servem para definir sua vida, sua carreira, sua personalidade. Sua habilidade com a bola começou na infância. Trocava as aulas pelas peladas de rua com bola de meia. Seu sonho era ser jogador e conseguiu, para felicidade de milhões de torcedores que o viram exibir sua elegância nos gramados nas décadas de 30 e de 40.



Pelé fazendo gol bonito de bicicleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário