sexta-feira, 28 de outubro de 2022

A pequena história de um hino

 

O Grêmio foi fundado em 15 setembro de 1903. No ano de seu cinquentenário, foi feita uma grande festa no clube chamado “Mil e uma Noites”, que mudou de nome para “Bier Haus”, no Bairro Assunção, na zona Sul de Porto Alegre. Hoje, ele já foi demolido dando lugar a um condomínio. 

Em 1953, o Grêmio iria jogar contra o Força e Luz, time da CEEE (Companhia de Estadual de Energia Elétrica), no Estádio da Timbaúva, no Bairro Bonfim. Esse estádio receberia, uns anos depois, um pavilhão de madeira que fora trocado pelo seu melhor zagueiro: Airton Ferreira da Silva, mais tarde apelidado de “Pavilhão”, em virtude da troca realizada. 

No domingo do duelo futebolístico, muitos torcedores se dirigiram ao centro da cidade para apanhar a condução que os levariam até o local do jogo. Qual não foi a surpresa geral, ao saberem que estava ocorrendo uma greve dos funcionários da Carris, empresa dos bondes da cidade. Portando não haveria condução para levar os torcedores para assistirem a um clássico da cidade. 

Alguém, na multidão, deu um grito: “Pessoal, se não tem bondes, vamos todos a pé!”. Entre os torcedores estava o compositor Lupicínio Rodrigues, fanático torcedor do Grêmio. Ora, naquele tempo, o lendário aficionado do time, Salim Nigri, havia feito uma frase que era colocada em todos os estádios onde o Grêmio jogava: “Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver”. Então, Lupicínio uniu o mote do torcedor com a frase famosa e estava quase feito o refrão do hino, como veremos abaixo. 

Hino Oficial do Grêmio FBPA

Letra e Música de Lupicínio Rodrigues 

Até a pé nos iremos
Para o que der e vier,
Mas o certo é que nós estaremos
Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver.

Cinquenta anos de glória
Tens, imortal tricolor.
Os feitos da tua história
Canta o Rio Grande com amor.

Nós, como bons torcedores,
Sem hesitarmos sequer,
Aplaudiremos o Grêmio
Aonde o Grêmio estiver.

Lara, o craque imortal,
Sobe seu nome elevar.
Hoje, com o mesmo ideal,
Nós saberemos te honrar,
 

Como curiosidade, salientamos que um único jogador que possui o seu nome no hino, foi o goleira Lara, que jogou o seu último Gre-Nal, saindo do estádio para um hospital, morrendo de tuberculose logo a seguir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário