sábado, 1 de outubro de 2022

Uma linda valsa brasileira

 Eu sonhei que tu estavas tão linda

Admirador da opereta, Lamartine Babo teria por certo se dedicado ao gênero se houvesse nascido na Europa no século XIX. Daí a presença, em sua obra, de composições como “Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda”, que ele pretendia incluir numa opereta inacabada, intitulada “Viva o Amor”. Compositor e letrista, como Lamartine, Francisco Mattoso é o autor da bela melodia desta valsa. 

Segundo Amirante, Matoso mostrou-a, ainda sem letra, a Lamartine, que se apaixonou pela canção. Convidado a concluí-la, modificou algumas notas, como era de seu feitio, e colocou uma letra tão adequada que a composição ficou parecendo ser de autoria de uma só pessoa. “Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda” foi lançada por Francisco Alves em outubro de 41. Na ocasião, Matoso se encontrava bastante enfermo (morreria em 18.12.41, aos 28 anos de idade, vitimado aos 28 anos pela tuberculose), não chegando a conhecer o seu sucesso. 

Eu sonhei que tu estavas tão linda 

(valsa, 1941 − Lamartine Babo e Francisco Mattoso) 

Eu sonhei que tu estavas tão linda,
Numa festa de raro esplendor.
Teu vestido de baile lembro ainda,
Era branco, todo branco, meu amor.
 

A orquestra tocou uma valsa dolente,
Tomei-te aos braços,
Fomos dançando,
Ambos silentes.
E os pares, que rodeavam entre nós,
Diziam coisas,
Trocavam juras
À meia voz.
 

Violinos enchiam o ar de emoções,
De mil desejos uma centena de corações.
Pra despertar teu ciúme,
Tentei flertar alguém,
Mas tu não flertaste ninguém.
Olhavas só para mim,
Vitória de amor cantei,
Mas foi tudo um sonho... acordei! 

Francisco de Queirós Mattoso (Petrópolis, 8 de Abril de 1913 – Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 1941) foi um compositor e pianista de  música popular brasileira. 

Francisco Mattoso é um importante nome entre os compositores de nossa música popular, sendo também pianista. Algumas de suas composições são lembradas e regravadas depois de décadas que foram lançadas, como Onde está o dinheiro?, Pegando fogo e Eu sonhei que tu estavas tão linda.

Lamartine de Azeredo Babo (Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 1904 − Rio de Janeiro, 16 de junho de 1963) foi um compositor popular brasileiro. Era um dos doze filhos de Leopoldo Azeredo Babo e Bernarda Preciosa Gonçalves, sendo um dos três que chegaram à idade adulta. Era tio de Osvaldo Sargentelli, cujo pai − Leopoldo − nunca o reconheceu oficialmente. 

Lamartine Babo nasceu no mesmo ano da fundação do seu clube de coração, o tradicional América Football Club. Tijucano e americano fanático, Lamartine protagonizou cenas memoráveis como o desfile que fez em carro aberto pelas ruas do centro do Rio, fantasiado de diabo, comemorando o último campeonato do América, em 1960. 

P.S. Escute, na internet, essa música na voz de Carlos Galhardo ou na voz de Sílvio Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário