domingo, 30 de outubro de 2022

A receita infalível para criar um imbecil é mimá-lo

 

O historiador Leandro Karnal foi a atração da palestra show anual promovida pela Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme), em Garibaldi, na serra gaúcha. A plateia de cerca de 1,4 mil pessoas acompanhou a apresentação repleta de críticas, análises e humor ácido. 

— Senhores pais, saibam que a receita infalível para formar um imbecil é mimá-lo. Façam tudo por seu filho. Não permitam que ele sofra e ele será um completo idiota ao ponto de que sua única alternativa será se tornar um político — disse, sendo ovacionado. 

Em outro momento, elucidou o sentido do esforço com metáfora.  

— Esforço é banho. Se você parar, fede. Assim é a reputação. Levamos anos para construí-la e com uma frase preconceituosa ou post infeliz podemos destruí-la em segundos. 

Ao longo da última semana, a Apeme solicitou que o público enviasse perguntas ao Karnal. Elas foram respondidas e o resultado está abaixo: 

José Antonio Camargo – Karnal, qual o Brasil dos seus sonhos? 

Um Brasil que priorize a educação. Se houver ênfase em educação de qualidade na massa pública, talvez a gente consiga pensar claramente quando vamos conseguir uma elite dirigente digna, proporcional ao esforço da população. Nós estamos em um encontro de pequenos e médios empresários que buscam o melhor preço para o cliente. Essa lógica deve entrar na política: buscar uma justiça básica administrativa. Não basta ser honesto, mas também competente. Feito isso não se atinge o paraíso, mas se evita o inferno. 

(...) 

(Cultura e Lazer – GZH, 17.03.2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário