quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Histórias de escorpiões

 

Não mude a sua natureza

Um mestre oriental viu que um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando. O mestre tentou tirá-lo, e novamente o animal o picou. Alguém que estava observando aproximou-se do mestre e disse: 

- Desculpe-me, mestre, mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo? 

O mestre respondeu: 

- Ele age de acordo com a sua natureza, a natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha natureza, que é ajudar. 

Então, com a ajuda de uma folha o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vida. 

Não mude sua natureza se alguém lhe faz algum mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam... Quando a vida lhe apresentar mil razões para chorar, mostre-lhe que tem mil e uma razões pelas quais sorrir. Pense nisso! Há duas formas de viver a vida: Uma é que você não pode mudar a Natureza de ninguém. E a outra é que nada pode mudar a sua Natureza. 

O Sapo e o Escorpião 

Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio. O escorpião vinha fazer um pedido: 

− Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo? 

O sapo respondeu: 

− Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralisado e vou afundar.

Disse o escorpião: 

− Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos. 

Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio. No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo. Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: 

− Por quê? Por quê?

E o escorpião respondeu: 

− Por que sou um escorpião e essa é a minha natureza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário