segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Brinquedos Esquecidos

 Luiz Coronel

Cadê? Cadê, mas cadê?

(Perdido olhar na distância)

Nossos antigos brinquedos

restam no pátio da infância.

Triângulo, cobre e imba,

constelação colorida.

Ágeis bolinhas de gude

voam das mãos, incontidas. 

Olha a “víbora* da cruz”,

por aqui quero passar.

Nas águas do rio do tempo

a infância quer navegar. 

Somos adultos, gigantes,

no chão raso, sem degraus.
Passo a passo nos movemos

com nossas pernas de pau. 

Pião com prego e frieira

é pião lançado à raia.

Qual uma tonta bailarina

desfaz seu giro, desmaia. 

Céu povoado de pandorgas*.

Papel de seda e taquara.

Nos telhados há um menino

que as arremessa, ampara. 

A velha pelota de trapos

das peladas de arrabalde.

Sapato, calça e camisa

demarcavam nossas traves. 

Cinco sacas de ternura,

cinco sacas de arremedo,

vão passando pela ponte

que elevam nossos dedos. 

Não se pula mais na corda?

E a saltitante “sapata”?

O que nos prende à infância

nem mesmo o tempo desata. 


(Do Correio do Povo, outubro de 2022) 

*Em algumas cidades do Sul, cantam biborá ou víborá da cruz... 

*Pandorga, no Sul, é o mesmo que pipa, papagaio... 

Cantigas de roda 

João Marino Delize 

Quando nos sábados, lá em minha humilde escola,
As meninas cantavam em suas brincadeiras de roda,
E os meninos viviam correndo atrás de uma bola,
As canções que elas cantavam, aquele tempo recorda:
 

“Sete e sete são quatorze, com mais sete, vinte e um,
Tenho sete namorados, posso só casar com um”.
“Meu potinho de melado, minha cesta de juá,
Quem quiser comer melado, abra a porta e venha cá”...
 

“Eu vi o mourão da cruz*, por aqui eu quero passar,
Por aqui eu passarei e uma menina eu deixarei,
Qual delas será, a da frente ou a de trás?”...
 

“Da laranja quero um gomo, do limão quero um pedaço,
Do menino mais bonito, quero um beijo e um abraço”...
Esse tempo era tão lindo, pena que não volta mais!
 

Maringá, 22-09-2007


* Em algumas regiões do Brasil, cantam “Ó bimborão (ou biborá) da Cruz...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário