segunda-feira, 31 de março de 2014

Filosófico



Um professor de filosofia parou na frente da classe e sem dizer uma palavra, pegou um vidro de maionese vazio e encheu-o com pedras de uns dois centímetros de diâmetro.

Então, ele perguntou aos alunos se o vidro estava cheio. Eles concordaram que estava. O professor, então, pegou uma caixa com pedregulhos bem pequenos e o jogou dentro do vidro agitando o levemente. Os pedregulhos rolaram para os espaços entre as pedras. Ele então perguntou novamente se o vidro estava cheio. Os alunos concordaram: agora sim, estava cheio. O professor pegou uma caixa com areia e despejou-a dentro do vidro preenchendo o restante.

Agora, disse o Professor, eu quero que vocês entendam que isto simboliza a sua vida: As pedras são as coisas importantes: sua família, seus amigos, sua saúde, seus filhos, coisas que preenchem a sua vida. Os pedregulhos são as outras coisas que importam, como o seu emprego, sua casa, seu carro. A areia representa o resto. As coisas pequenas.

Se vocês colocarem a areia primeiro no vidro, não haverá mais espaço para os pedregulhos e as pedras. O mesmo vale para a sua vida. Cuidem das pedras primeiro. Das coisas que realmente importam. Estabeleçam suas prioridades. O resto é só areia!”.

Mas, então, um aluno pegou o vidro que todos concordaram que estava cheio e derramou um copo de cerveja dentro. Claro, a areia ficou ensopada com a cerveja preenchendo todos os espaços restantes dentro do vidro, fazendo com que ele, desta vez, ficasse realmente cheio.

Moral da história:

“Não importa o quanto sua vida esteja cheia,
sempre sobra espaço para uma cervejinha!”




P.S. É claro que esse texto é apenas uma brincadeira com alguns conceitos “filosóficos”, de algum livro de auto-ajuda, que termina numa gozação, sem ofender os professores do Filosofia...





Nenhum comentário:

Postar um comentário