Aula a ser ministrada
no primeiro dia de aula
de um professor de Português*
de um professor de Português*
*Para alunos de 8ª série, alunos
de qualquer ano do segundo grau ou para alunos de cursinho.
LINGUAGEM é a faculdade que o homem tem de se exprimir e
comunicar por meio da fala.
Cada povo exerce essa capacidade
através de um determinado código linguístico, ou seja, utilizando um sistema de
signos vocais distintos e significativos, a que se dá o nome de língua ou idioma.
Criação social da mais alta
importância, a língua é por excelência o veículo do conhecimento humano e a
base do patrimônio cultural de um povo.
A utilização da língua pelo
indivíduo denomina-se fala. A fala nasce da inelutável necessidade humana de
comunicação.
A língua não é um sistema
inatingível, imutável; como toda criação humana, está sujeita à ação do tempo e
do espaço geográfico, sofre constantes alterações e reflete forçosamente as
diferenças individuais dos falantes. Dai a existência de vários níveis de fala:
culta, popular, coloquial, etc.
→ A Gramática Histórica estuda a
origem e a evolução de uma língua, acompanhando-lhe os passos desde o seu
alvorecer até a época atual.
→ A Gramática Normativa enfoca a
língua como é falada em determinada fase de sua evolução: faz o registro
sistemático dos fatos linguísticos e dos meios de expressão, aponta normas para
a correta utilização oral e escrita do idioma, em suma, ensina a falar e
escrever a língua-padrão corretamente.
→ De acordo com os diferentes
aspectos sob os quais se podem encarar os fatos linguísticos, divide-se a
Gramática em cinco partes distintas:
1. Fonética
2. Morfologia
3. Sintaxe
4. Semântica
5. Estilística
1. → FONÉTICA é o estudo dos sons da fala. Considera a
palavra sob o aspecto sonoro e trata:
a) dos fonemas: como se produzem, classificam e agrupam. (Fonologia);
b) da pronúncia correta das
palavras, ou seja, da correta emissão e articulação dos fonemas. (Ortoépia)
c) da exata acentuação tônica das palavras. (Prosódia);
d) da figuração gráfica dos fonemas ou a escrita
correta das palavras. (Ortografia).
2. → MORFOLOGIA ocupa-se das
diversas classes de palavras, isoladamente, analisando-lhes a
estrutura, a formação, as flexões
e propriedades.
3. → SINTAXE objetiva o estudo das palavras associadas na
frase. Examina:
a) a função das palavras e das orações no período. (Análise
Sintática);
b) as relações de dependência das palavras na oração, sob o
aspecto da subordinação. (Sintaxe de Regência);
c) as relações de dependência das palavras sob o ângulo da
flexão. (Sintaxe de Concordância);
d) a disposição ou ordem das palavras e das orações no
período. (Sintaxe de Colocação).
4. → SEMÂNTICA tem como objetivo o
estudo da significação das palavras. Pode ser descritiva ou histórica.
5. → ESTILÍSTICA trata,
essencialmente, do estilo, ou seja, dos diversos processos expressivos próprios
para sugestionar, despertar o sentimento estético e a emoção, resume-se no que
chamamos de Figuras de Linguagem.
Coloca-se no quadro a frase:
O corajoso guerreiro é bravo.
O “o” e o “é” tratam-se
de duas vogais, na análise fonética.
Na morfologia, o “o” é um artigo
definido masculino singular; o “é” é a 3ª pessoa do singular, do presente do
indicativo do verbo “ser”.
A palavra guerreiro, na fonética,
possui 9 letras e 7 fonemas, pois há, na palavra, dois dígrafos: duas letras
com só um som “gu” e “rr”, além de encontro vocálico, um ditongo oral decrescente: “ei”.
Na análise sintática, o “o” é
adjunto adnominal do sujeito, O corajoso
guerreiro. O “é” é verbo de ligação, do predicado nominal “é bravo.”
Cada análise possui a sua denominação própria.
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