domingo, 30 de março de 2014

Os cinco “S”


O programa 5 S começou no Japão após a II Guerra Mundial para combater a sujeira das fábricas. Foi lançado no Brasil 1991. Os 5 S em japonês:


Þ Descarte (seire): separar o necessário do desnecessário.

Þ Arrumação (selton): colocar cada coisa em seu devido lugar.

Þ Limpeza (seisso): limpar e cuidar do ambiente de trabalho.

Þ Saúde (seiketsu): tornar saudável o ambiente de trabalho.

Þ Disciplina (shitsuke): rotinizar e padronizar a aplicação dos “S”.

Dicas para ter um coração saudável

→ Fique longe de gorduras de origem animal como leite integral, queijos, carnes gordurosas e carnes de aves, as quais têm maior probabilidade de conter gorduras saturadas.

→ Coma mais peixes de águas frias, como salmão, arenque, linguado, atum e sardinhas. Eles protegem as artérias.

→ Evite óleos hidrogenados, como margarinas e alimentos processados.

→ Cozinhe com óleo de oliva, canola ou outros óleos monoinsaturados.

→ Grelhe ou asse seus alimentos. Não os frite.

→ Coma mais feijões e legumes, maçãs e outras frutas rica em uma fibra chamada pectina, alho e cebola, abacates, iogurte desnatado.

            

                            (Extraído de Medicina Natural para Doenças do Coração,
                         de G. S. Rothfeld e S. Levert, Editora Cultrix)


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