sábado, 29 de março de 2014

O leão reconhecido



Seguia um leão seu caminho,
Por entre a cerrada mata,
Quando sentiu que um espinho
Se lhe enfiara pela pata.

Por perto um tenente passa
De uma inglesa expedição;
Pede-lhe a fera que faça
Daquele espinho a extração.

‒ Com prazer! Diz-lhe o tenente
E, com o máximo carinho,
Tomando-lhe a pata doente
Extrai, cuidadoso, o espinho.

Inda bem que o fez; perdida
Não foi sua boa ação,
Pois que a fera, comovida,
Quis mostrar-lhe gratidão.

E, ‒ bravo! (diz-lhe) com que arte
Me aplacaste o sofrimento!
Uma prova apraz-me dar-te
Do meu reconhecimento.

‒ Que queres? Ser promovido?
‒ É essa a minha ambição.
‒ Pois farei nesse sentido
O que esteja em minha mão.

Assim falou; e, inda nesta
Mesma noite, a fera honrada,
Ao regressar à floresta,
Cumprira a palavra dada:

E disse ao tenente: ‒ Amigo,
Tens segura a promoção!
‒ Que me diz?! ‒ É o que te digo.
Já comi o capitão...

Bastos Tigre em Recitália,
Editora Minerva Ltda, Rio de Janeiro.


16 comentários:

  1. Nossa! Que legal encontrar este texto, li na quarta séria quando tinha 11 anos.
    Muito legal, nunca o esqueci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, amigo Gil, que te fiz voltar a um bom momento da tua infância. Obrigado pelo comentário.

      Nilo da Silva Moraes

      Excluir
  2. Meu Deus, não acredito que achei o texto! Li na escola na minha infância!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Tatiane, fico muito feliz que tenhas encontrado algo que foi muito prazeroso em tua infância.

      Excluir
  3. Acabei de ler o título deste poema num livro sobre RPG, e ao expor uma entrevista, o entrevistado cita esse livro. Ele era jovem, e o livro é dos anos 90, então é das antigas mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Adoro esse texto! Me abriu as portas e a mente para uma compreensão textual bem mais elaborada, afinal, a estrutura aplicada, foge da mesmice. Detalhe: eu tinha 11 anos, na antiga 6a série. O nome do livro era Português Dinâmico, salvo engano

    ResponderExcluir
  5. Eu descobri esse texto num almanaque antigo, do poeta e publicitário Bastos Tigre, autor da quela antiga quadrinha de bondes:

    Veja, ilustre passageiro,
    o belo tipo faceiro
    que o senhor tem a seu lado.
    E, no entanto, acredite,
    quase morreu de bronquite.
    Salvou-o o Rhum Creosotado!

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!! Minha linda 4 série, quantas saudades!! Maravilhosos livros de comunicação e expressão.

    ResponderExcluir
  7. Li este livro na minha infância há quase 40 anos atrás e até hoje sabia a leitura de cór.e não entendia muito o contexto da lição quando dizia:Já comi o capitão.hj sou militar e entendo o porquê da promoção.
    Ler é recordar o passado.
    Bons tempos,que não volta mais.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo comentário, amigo Valter Ferreira.

    ResponderExcluir
  9. Olá! faz tanto tempo...acho que li este texto em Seleções Reader´s Digest nos anos 50, não esqueci até hoje aos 80 anos de idade, impressionante.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelo comentário, amigo Rinaldo Miranda, neste tempo difícil que estamos vivendo, ler e recordar faz muito bem para a alma.

    ResponderExcluir
  11. Esta narrativa me transporta ao meu tempo de criança quando li pela primeira vez. Ainda hoje quando me deito fico recitando estes versos, pois os memorizei e cada vez que eu recito me transporto para o passado e me sinto como se fizesse parte da história. Parabéns para o autor.

    ResponderExcluir
  12. Que legal. Li esse texto na quarta série e até hoje sei de cor.

    ResponderExcluir
  13. Decorei e recitei na minha infância. Saudades!!! Tenho até hoje na mente.

    ResponderExcluir