segunda-feira, 31 de março de 2014

Prosadores e Poetas Românticos

(Um resumo para professores de Literatura)

Prosadores românticos


01. Autor: Joaquim Manuel de Macedo

a) Dados biográficos mais importantes:

→ Nascimento: 1820, Rio de Janeiro - morte: 1882, Rio de Janeiro;
→ Forma-se doutor em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro.

b) Obras e personagens mais importantes:

A Moreninha (Carolina, Augusto) 1º romance artístico brasileiro: 1884;
O Moço Loiro (Lauro, Honorina, Raquel e Otávio).

c) Características:

→ Autor do primeiro romance brasileiro;
→ formador do público brasileiro (nacionalização do folhetim);
→ alta sociedade;
→ Romance urbano; 
→ cenários elegantes;
→ ausência de problemas sociais;
→ intenção: entretenimento;
→ intrigas sentimentais;
→ Romance ligeiro;
→ “happy end”;
→ ausência de dimensão psicológica nas personagens.

02. Autor: José de Alencar

a) Dados biográficos mais importantes:

→ Nascimento: 1829, Ceará - morte: 1877, Rio de Janeiro;
→ filho de um político do Império;
→ carreira política;
→ gênio violento (polêmicas).

b) Obras e personagens mais importantes:

Cinco Minutos;
A Viuvinha;
O Guarani (Cecília, Isabel, Peri, Álvaro, Loredano, D. Antônio Mariz);
As Minas de Prata;
Lucíola (Lúcia, Paulo);
Iracema (Iracema, Martim, Moacir);
O Sertanejo;
Senhora (Aurélia, Seixas).

c) Características:

→ Primeiro autor brasileiro de bom nível literário;
→ obra voltada para a construção de um painel nacional;
→ romances: urbanos - regionalistas - históricos – indianistas;
→ romance urbano: esboço de análise psicológica e social (Senhora - Lucíola) - perfis de mulher - sociedade brasileira (carioca) da época de Alencar;
→ romance histórico: reconstituição de épocas passadas - personagens e situações históricas;
→ romance regionalista: documentação da vida brasileira fora dos grandes centros urbanos - senso prático - nacionalização da linguagem;
→ romance indianista: nacionalização do cavaleiro medieval europeu - Índio: Símbolo do homem brasileiro: “Ubirajara”: o índio em estado puro - “Iracema”: primeiros contatos entre índio e branco - “O Guarani”: índio em contato com os brancos.


 03. Autor: Bernardo Guimarães

a) Dados biográficos mais importantes:

→ Nascimento: 1825, Ouro Preto - Minas Gerais - Morte: 1884, Ouro Preto - Minas Gerais

b) Obras:

Ermitão de Muquém;
Lendas e Romances;
O Garimpeiro;
O Seminarista;
Lendas e Tradições da Província;
A Escrava Isaura.

c) Características:

→ Obra regionalista (exceção de “A Escrava Isaura”, obra mais conhecida);
→ fixação da paisagem campestre;
→ tipos humanos inspirados no homem do interior;
→ obra abolicionista;
→ A Escrava Isaura:  excepcionalidade de Isaura (traços físicos e instrução) personagens: Isaura - Leôncio - Malvina – Álvaro.


04. Autor: Alfredo D’Escragnolle Taunay

a) Dados biográficos mais importantes:

→ Família ilustre e nobre;
→ avô: pintor francês da missão cultural convidada por D. João VI;
→ carreira política;
→ fidelidade à monarquia.

Obras:

Inocência;
Lágrimas do Coração;
Ouro Sobre o Azul;
O Encilhamento;
Cenas de Viagem;
Diário do Exército;
Céus e Terras do Brasil;
A Retirada de Laguna.

c) Características:

→ “Inocência”: principal obra de ficção de Taunay - romance regionalista;
→ documentação (costumes, expressões de linguagem);
→ personagens: Inocência: Pereira - Meyer - Cirino - Manecão – Tico.

05. Autor: Franklin Távora

a) Dados biográficos mais importantes:

→ Nascimento: 1842, Ceará - Morte: 1888, Rio de Janeiro.

b) Obras:

Um Casamento no Arrabalde;
O Cabeleira;
O Matuto;
Lourenço.

c) Características:

→ regionalismo nordestino.


06. Autor: Manuel Antônio de Almeida

a) Dados biográficos mais importantes:

→ Nascimento: 1831, Rio de Janeiro - Morte: 1861, Rio de Janeiro;
→ vida afastada das rodas intelectuais;
→ chefe de Machado de Assis (Administrador da Tipografia Nacional).

b) Obra e personagens mais importantes:

Memórias de um Sargento de Milícias (Leonardo, o compadre, major Vidigal, Luisinha, D. Maria).

c) Características:

→ Personagens populares;
→ classe média-baixa;
→ época documentada: a de D. João VI no Brasil;
→ tom espontâneo e oral;
→ intromissão do narrador;
→ personagens – tipo;
→ novela picaresca (Herói picaresco = anti-herói);
→ considerado um escritor pré-realista (com pontos de contato com o Romantismo).

O teatro romântico


01. Autor: Martins Pena

a) Dados biográficos mais importantes:

→ Nascimento: 1815, Rio de Janeiro - Morte: 1848, Lisboa;
→ trabalho em conjunto com João Caetano, ator teatral;
→ fundador do Teatro Brasileiro;
→ criador da comédia de costumes.

b) Obras:

O Juiz de Paz na Roça;
A Família e a Festa na Roça;
O Judas no Sábado de Aleluia;
Quem Casa Quer Casa;
O Noviço.

c) Características:

→ Comédia de costumes;
→ cenas da vida brasileira do século passado;
→ crítica social;
→ tipos: irônicos, engraçados, caricatos (moças casamenteiras, velhas solteironas, jovens elegantes, velhos abusados, contrabandista de escravos, espertos estrangeiros, a família e comerciantes inescrupulosos.).
Poetas românticos


Gonçalves Dias

Obras:

Primeiros Cantos
Segundos Cantos
Últimos Cantos
Sextilhas de Frei Antão
Os Timbiras

Teatro:

Pat Kull
Beatriz de Cenci
Leonor de Mendonça

Principais poemas:

Canção do Exílio
Marabá
Ainda uma vez adeus
I-Juca-Pirama

Características:

→ Poeta da 1ª geração romântica
→ Linguagem clássica

Temas    Pátria
                 Amor
                 Natureza
                 Saudade
                 Religião

→ Indianismo (o índio como herói brasileiro)
→ Platonismo amoroso

Álvares de Azevedo


Epíteto

“Poeta da dor”, “Poeta da dúvida”, “Poeta da morte”

Obras

Lira dos Vinte Anos
Pedro Ivo
Poema do Frade

Teatro:

Macário

Conto:

Noite na Taverna

Principais poemas:

Se eu morresse amanhã
Lembranças de morrer

Características:

→ Poeta da 2ª geração romântica (ultra-romântica)
→ Satanismo (Noite na Taverna)
→ Mal do Século (Tédio)
→ Poesia egocêntrica

Temas:     Amor
                 Morte

→ Platonismo amoroso
→ Atitude ambígua perante a morte: busca/recusa

Casimiro de Abreu


Epíteto

“Poeta da saudade”

Obras:

As Primaveras

Teatro:

Camões e o Jaú

Principais poemas:

Meus oito anos
Minha Terra
Canção do Exílio
A Valsa
Amor e Medo

Características:

→ Peta da 2ª geração romântica
→ Poesia confessional
→ Linguagem Musical

Temas:     Amor
                 Saudade

→ Sentimento amoroso ingênuo
→ Visão platônica da amada
→ Saudosismo: da pátria e da infância

Junqueira Freire



Obras:

Inspirações do Claustro
Contradições Poéticas

Principais poemas:

Delírio

Características:

→ Poeta da 2ª geração romântica
→ Poesia subjetiva e confessional
→ Linguagem Clássica

Temas:

→ Sensualismo x Sentimento de pecado
→ Visão de morte como solução

Fagundes Varela

Obras:

Noturnas
O Estandarte Auriverde
Vozes da América
Cantos e Fantasias
Cantos Meridionais
Cantos do Ermo e da Cidade
Diário de Lázaro

Principais poemas:

Cântico do Calvário
(À morte do filho)

Características:

→ Poeta da transição da 2ª para a 3ª geração romântica
→ subjetiva e confessional

Temas:   Natureza
               Religião
               Vida interiorana
               Virtuosismo formal

Castro Alves


Epíteto

“Poeta dos Escravos”

Obras:

Espumas Flutuantes
A Cachoeira de Paulo Afonso
Os Escravos

Teatro:

“Gonzaga”
(A Revolução de Minas)

Principais poemas:

Vozes D’África
Navio Negreiro

Características:

→ Poeta da 3ª geração romântica
→ Poesia condoreira
→ Linguagem retórica
→ Poesia social

Temas:   Escravidão
               Amor (sensual)
               Natureza
               Defesa de ideias abolicionistas

→ Lirismo amoroso oscilante: platônico e sensual


Um comentário: