quinta-feira, 28 de junho de 2018

Poemas Marianos



Ave! Maria!

(Fagundes Varela)

A noite desce, lentas e tristes
Cobrem as sombras a serrania.
Calam-se as aves, choram os ventos,
Dizem os gênios: – Ave! Maria!

Na torre estreita do pobre templo
Ressoa o sino da freguesia,
Abrem-se as flores, Vésper desponta,
Cantam os anjos: – Ave! Maria!

No tosco albergue de seus maiores,
Onde só reinam paz e alegria,
Entre os filhinhos o bom colono
Repete as vozes: – Ave! Maria!

E longe, na velha estrada,
Para, e saudades à Pátria envia
Romeiro exausto que o céu contempla
E fala aos ermos: – Ave! Maria!

Incerto nauta por feios mares,
Onde se estende névoa sombria,
Se encosta ao mastro, descobre a fronte
Reza baixinho: – Ave! Maria!

Nas soledades, sem pão nem água,
Sem pouso e tenda, sem luz nem guia,
Triste mendigo, que nas praças busca,
Curva-se e clama: – Ave! Maria!

Só nas alcovas, nas salas dúbias,
Nas longas mesas de longa orgia
Não diz o ímpio, não diz o avaro,
Não diz o ingrato: – Ave! Maria!

Ave! Maria – No céu, na terra!
Luz da aliança! Doce harmonia!
Hora divina! Sublime estância!
Bendita sejas! Ave! Maria!

Ave-Maria

(Marly Guimarães Fróes)

Ave-Maria! Mãe piedosa e boa,
A cuja meiga sombra sacrossanta
Queremos repousar. Mãe! Abençoa
Todos os filhos teus e em coro canta,

Com todos os que sofrem, a prece santa
Que elevamos ao Pai. Prece que soa
Como eflúvio de amor e a alma levanta
Aos páramos divinos onde ecoa.

Ó doce Mãe do meigo Nazareno!
Consolação dos fracos! Luz radiosa
Que ao náufrago conduz em mar sereno!

Escuta compassiva a nossa voz,
Ó Máter pura e piedosa!
E estende a tua bênção sobre nós!

Ave-Maria

(Olavo Bilac)

Meu filho! termina o dia...
A primeira estrela brilha...
Procura a tua cartilha,
E reza a Ave-Maria!

O gado volta aos currais...
O sino canta na igreja...
Pede a Deus que te proteja
E que dê vida a teus pais!

Ave-Maria!... Ajoelhado,
Pede a Deus que generoso,
Te faça justo e bondoso,
Filho bom e homem honrado;

Que teus pais conserve aqui
Para que possas, um dia,
Pagar-lhes em alegria
O que sofreram por ti.

Reza, procura o teu leito,
Para adormecer contente;
Dormirás tranqüilamente,
Se disseres satisfeito:

“Hoje pratiquei o bem:
Não tive um dia vazio,
Trabalhei, não fui vadio,
E não fiz mal a ninguém.”

Ave-Maria

(Raimundo Corrêa)

Ave-Maria! Enquanto nas Campinas
As boas-noites abrem, misteriosas
Bocas exalam no ar frases divinas
Como suave emanação de rosas...

Ó noivas do infortúnio lacrimosas,
Crianças loiras, mórbidas meninas,
Órfãs de lar e beijos, que piedosas,
Erguei aos céus as magras mãos franzinas!

Quando rezais, às horas do sol posto,
A Ave-Maria, assim, no azul parece
Sorrir-se a Virgem-Mãe dos desvalidos;

Nossa Senhora inclina um pouco o rosto
Para escutar melhor tão meiga prece,
Hino tão doce e grato aos seus ouvidos.

Mater Admirabilis

(Djalma Andrade)

Quando eu entrei naquela igreja, estava
Nossa Senhora ao pé de Jesus Cristo;
Parecia que a santa me fitava
Como se nunca me tivesse visto.

– Não me conheces, Mãe? – É que eu pecava,
E vim te ver e te contristo:
O resto do teu filho o vício cava,
Mãe, minha Mãe, eis o que sou – sou isto!
Mas noto em teu olhar um certo brilho...
Deixe que eu beije a fímbria do teu manto,
Talvez tu reconheças o teu filho.

Talvez fosse ilusão tudo o que eu via:
Quando, de novo, olhei seu rosto santo,
Nossa Senhora para mim sorria...

Valha-me Nossa Senhora

(Folclore Cearense – Ariano Suassuna)

Valha-me Nossa Senhora,
Mãe de Deus de Nazaré!
A vaca mansa dá leite,
a braba dá quando quer.
A mansa dá sossegada,
a braba levanta o pé.

Já fui barco, fui navio,
mas hoje sou escaler.
Já fui menino, fui homem,
só me falta ser mulher.
Valha-me Nossa Senhora,
Mãe de Deus de Nazaré!

Catulo Tradicional Cearense

Eu vi minha mãe rezando
Aos pés da Virgem Maria:
Era uma santa escutando
O que outra santa dizia!

Maria

(Helder Duarte)

Se Maria, Mãe de Jesus,
Entre nós estivesse!
E falar, vos pudesse,
Oh gente sem luz,

Certamente vos diria:
O que vossa alma ouvir, não queria.
Eu não sou Deusa!
Adorai ao Deus do céu e da terra;

Ele é o Senhor;
Eu sou humana;
Ele é amor!

Só o Senhor é Deus!
D'ele tudo emana!
Adorai-o, oh santos seus!...
   



4 comentários:

  1. Este poema e meu,fiquei admirado de vê - lo aqui. Sim porque eu acredito que seja a Maria a mãe de Jesus, mas não é uma deusa.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um belo poema mariano, por isso ele foi inserido neste almanaque para ser lido por muita gente.

      Excluir
  2. Que maravilhas de poemas.Eu gosto tanto de poemas, que vou morrer frustrado por não ter aprendido nada sobre poesia. Isto é um dom.....

    ResponderExcluir