terça-feira, 26 de junho de 2018

Pés nus sobre a terra sagrada

Livro de T.C.McLuhan


Os Lakota eram verdadeiros naturalistas – amantes da natureza. Gostavam da terra e das coisas da terra, o afeto crescendo com a idade. Os velhos chegavam a amar literalmente o solo e sentavam-se ou reclinavam-se no chão com o sentimento de estarem próximos de um poder maternal. Era bom para a pele tocar a terra, e os velhos gostavam de se descalçar e andar com os pés nus sobre a terra sagrada. Os tipis eram erguidos sobre a terra e os altares feitos de terra. Os pássaros vinham repousar na terra, lugar do repouso final de todas as coisas que viviam e cresciam. O solo era tranquilizante, revigorador, purificador e medicinal.

Por isso é que os velhos índios ainda se sentam diretamente na terra, fonte de suas forças vitais. Para eles, sentar-se ou deitar-se no chão permite pensar com mais profundidade e sentir com mais acuidade; podem penetrar nos mistérios da vida e descobrir o parentesco com outras formas de vida ao seu redor…

Parentesco com todas as criaturas da terra, do céu e da água era um princípio ativo e real. Com o mundo dos animais e dos pássaros existia um sentimento de fraternidade que mantinha os Lakota a salvo entre eles. E alguns estavam tão próximos de seus amigos de pelos e penas que chegavam a falar um idioma comum em verdadeira fraternidade.

Os velho Lakota eram sábios. Sabiam que o coração do homem distante da natureza se torna duro; sabiam que a falta de respeito pelas coisas vivas leva imediatamente à falta de respeito pelos humanos. E assim conservavam a juventude sob a influência benfazeja da terra.

Nuvem Vermelha


“As cinzas do último conselho ainda não esfriaram e o Grande Pai já está construindo fortes entre nós. Temos escutado os sons dos machados dos soldados brancos. A presença deles é um insulto (...) aos espíritos de nossos ancestrais. Dakotas, sou pela guerra!”

Touro Sentado


“Que homem branco já me viu Bêbado? Que leis transgredi? Estou errado em amar os meus? Sou perigoso por que minha pele é vermelha? Porque sou Sioux? Porque nasci onde meu pai vivia? Porque eu morreria por meu povo e minha terra?

Gerônimo


“Nasci nas pradarias onde o vento soprava livre e não havia nada para quebrar a luz do sol. Nasci onde não havia gabinetes.”


Touro Sentado


Touro Sentado e Cavalo louco


Índios Sioux

P.S. Há, no Netflix, uma série na categoria dos Documentários, chamada The West (O Oeste), sobre os grandes nomes do antigo Oeste selvagem americano: Como General Custer, Jese James, Billy The Kid, Siting Bull, Crazy Horse e Wyatt Earp, contando as suas verdadeiras histórias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário