domingo, 3 de junho de 2018

Cantar de mãe alemã

Bertolt Brecht


Meu filho, eu te fiz presente
das botas e dessa camisa parda;
soubesse o que sei agora,
teria preferido me enforcar.

Meu filho, quando eu via tua mão
erguida na saudação hitlerista,
não sabia que aqueles que o saudavam
haviam de ficar com  a mão seca.

Meu filho, eu te escutava perorar
sobre uma raça de heróis;
e não sabia, não via, não pressentia
que eras o seu valete de torturas.

Meu filho, eu via-te desfilar
nas pegadas de Hitler,
e não sabia que quem com ele seguisse
nunca mais haveria de voltar.

Meu filho, tu dizias: − A Alemanha
vai ficar de não se reconhecer!
Eu não sabia que iria ficar
em cinzas e pedras tintas de sangue.

Vendo-te por tua camisa parda,
eu contra aquilo não dizia nada
− pois então não sabia o que sei hoje
que ela te serviria de mortalha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário