quinta-feira, 28 de junho de 2018

A Boca da Verdade

(La Bocca della Verità)


Esta curiosa escultura, supostamente uma tampa de esgoto da época de Nero, é uma das atrações turística da cidade de Roma.

Seu nome é devido à função de oráculo que lhe foi atribuída durante a Idade Média.

O oráculo assumia também a função de juiz popular nos casos de suspeita de infidelidade conjugal: o suspeito deveria meter a mão dentro da boca da figura e esta poderia decepá-la em caso de culpa.

Conta-se que um marido suspeitando, com razão, da fidelidade de sua mulher arrastou-a para o julgamento. Esta, porém, previamente havia combinado com o amante o seguinte plano: ele deveria aproximar-se dela fingindo-se de louco e abraçá-la na presença de todos. E assim foi feito.

Isto posto, a mulher meteu a mão na boca, jurando que nunca havia sido abraçada por outro homem senão seu marido e aquele sujeito louco.

E assim ela escapou da condenação, mas a boca a partir daquele momento ficou desacreditada, perdendo sua função de juiz.

A figura representada na escultura poderia ser uma divindade das águas, como o assim chamado “Marfório”, gigantesca estátua colocada num dos pátios do Museu dos Conservadores, no Capitólio.

Situada no pórtico da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, a Bocca della Verità é um dos símbolos mais conhecidos de Roma.

Curiosamente, segundo estudos, pode haver sido uma calha de esgoto, talvez do século IV antes de Cristo, mas certamente não foi este passado sombrio que trouxe a fama da Bocca della Verità: a lenda que tornou esta escultura um ícone data da Idade Média.

Consta que a população local acreditava que a boca se fecharia destruindo a mão de quem declarasse uma mentira. Artifício útil para checar a fidelidade do cônjuge.

Muita gente continua testando a paciência da Bocca della Verità, até os dias de hoje. Digamos que não é um dos monumentos mais bonitos da cidade, mas vale pela curiosidade.

Os turistas fazem fila para proceder ao famoso teste. Até o fechamento deste texto não havia notícias de membros mutilados pela Bocca.

A mordida da Bocca della Verità

Talvez o mundo possa adotar a antiga e interessante “Bocca della Verità”.

Esculpida em pedra, nos tempos medievais, a “Bocca della Verità” ou boca da verdade, fica em Santa Maria in Cosmedim, na Itália. É famosa e sua figura exibe uma boca aberta.

Diz a lenda que o mentiroso que colocar a mão na abertura levará uma mordida.

Você colocaria a sua mão na “Bocca della Verità”?...

Ou a “Bocca della Verità” morderia a própria língua, por séculos e séculos a fio?

Bem, de qualquer maneira, acontece hoje um fenômeno interessante, que deixaria os nossos pensadores dos velhos tempos das mentiras, no mínimo confusos. Trata-se da supremacia dos antigos companheiros da mentira, que antes eram coadjuvantes e agora, nos novos tempos, tornam-se as estrelas, ofuscando a dita cuja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário