terça-feira, 19 de junho de 2018

Por que melhorar o marketing* de serviços?

Por Laércio Pimentel**


Todos nascem com alguma habilidade que nos faz diferentes uns dos outros. Com as empresas é a mesma coisa. Fabricantes de produtos por mais comum que pareçam, têm diferenças cruciais em um único ponto: o serviço que prestam ao seu cliente.

Quer dizer que se colocar pessoas bem-humoradas e entendidas no assunto para atender o consumidor, terei fidelidade para sempre? Não. O marketing de serviço não é apenas a cereja do bolo, mas, sim, uma série de ingredientes muitas vezes não vista, mas que dá o sabor especial ao prato e o torna irresistível.

Lembre-se de que:

→ Uma empresa precisa garantir que a comunicação também seja um ingrediente importante nessa composição final. O marketing de serviços é uma fonte poderosa para acelerar a percepção sobre as qualidades de seu produto.

→ Esse conceito não pode ficar restrito à ponta final de apresentação do produto. Deve acontecer no início da venda, durante, no fim e, principalmente, no pós-venda.

→ Uma empresa não se garante pelo lucro que gera, mas, sim, pela satisfação e gama de clientes que conquista. Deve-se ter humildade para lidar com a realidade de mercado e instaurar novos modelos de serviços.

→ É sempre bom lembrar que o cliente insatisfeito é catalisador de campanhas que podem fazer estragos na imagem e no faturamento de qualquer organização. Como dirá a vovó: dinheiro não aceita desaforo. Acrescento: nem o cliente.

*****

*É a estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.

** Jornalista, profissional de marketing e propaganda.


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