Por Laércio
Pimentel**
Todos nascem com alguma habilidade
que nos faz diferentes uns dos outros. Com as empresas é a mesma coisa.
Fabricantes de produtos por mais comum que pareçam, têm diferenças cruciais em
um único ponto: o serviço que prestam ao seu cliente.
Quer dizer que se colocar pessoas
bem-humoradas e entendidas no assunto para atender o consumidor, terei
fidelidade para sempre? Não. O marketing de serviço não é apenas a cereja do
bolo, mas, sim, uma série de ingredientes muitas vezes não vista, mas que dá o
sabor especial ao prato e o torna irresistível.
Lembre-se de que:
→ Uma empresa precisa garantir
que a comunicação também seja um ingrediente importante nessa composição final.
O marketing de serviços é uma fonte poderosa para acelerar a percepção sobre as
qualidades de seu produto.
→ Esse conceito não pode ficar
restrito à ponta final de apresentação do produto. Deve acontecer no início da
venda, durante, no fim e, principalmente, no pós-venda.
→ Uma empresa não se garante pelo
lucro que gera, mas, sim, pela satisfação e gama de clientes que conquista.
Deve-se ter humildade para lidar com a realidade de mercado e instaurar novos
modelos de serviços.
→ É sempre bom lembrar que o
cliente insatisfeito é catalisador de campanhas que podem fazer estragos na
imagem e no faturamento de qualquer organização. Como dirá a vovó: dinheiro não
aceita desaforo. Acrescento: nem o cliente.
*É a estratégia empresarial de
otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias
ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a
pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda
etc.
** Jornalista, profissional de
marketing e propaganda.
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