domingo, 3 de junho de 2018

As pessoas que eu gosto



Primeiro de tudo:

Eu gosto de gente que vibra, que não deve empurrá-lo, dizer que não devemos fazer as coisas, mas quem sabe o que fazer e fazê-lo em menos tempo do que o esperado.

Eu gosto de gente com a capacidade de medir as consequências das suas ações, gente que não deixa as soluções ao azar.

Eu gosto de gente rigorosa com o seu povo e com ela própria, mas não podemos esquecer que somos humanos e podemos estar errados.

Eu gosto de gente que pensa que o trabalho em equipe e entre amigos, produz mais que caóticos esforços individuais.

Eu gosto de gente que conhece a importância da felicidade.

Eu gosto de gente sincera e honesta, capaz de se opor argumentos com calma e serenidade.

Eu gosto de gente com critérios, e que não se envergonha de admitir que não sabe algo e que estava errada.

Eu gosto de gente que aceita os seus erros e se esforça verdadeiramente para não voltar a cometê-los.

Eu gosto de gente capaz de criticar-me construtivamente e de frente, a esses eu os chamo meus amigos.

Eu gosto de gente fiel e persistente, que não morrem se não alcançar seus objetivos e ideias.

Eu gosto de gente que trabalha por resultados. Com pessoas como essas, comprometo-me no que seja, em saber que as tenho em minha volta, e dou por bem retribuído.

Mario Benedetti

La gente que me gusta

Primero que todo:

Me gusta la gente que vibra, que no hay que empujarla, que no hay que decirle que haga las cosas, sino que sabe lo que hay que hacer y que lo hace en menos tiempo de lo esperado.

Me gusta la gente con capacidad para medir las consecuencias de sus acciones, la gente que no deja las soluciones al azar.

Me gusta la gente estricta con su gente y consigo misma, pero que no pierda de vista que somos humanos y nos podemos equivocar.

Me gusta la gente que piensa que el trabajo en equipo, entre amigos, produce más que los caóticos esfuerzos individuales.

Me gusta la gente que sabe la importancia de la alegría.

Me gusta la gente sincera y franca, capaz de oponerse con argumentos serenos y razonables.

Me gusta la gente de criterio, la que no se avergüenza de reconocer que no sabe algo o que se equivocó.

Me gusta la gente que al aceptar sus errores, se esfuerza genuinamente por no volver a cometerlos.

Me gusta la gente capaz de criticarme constructivamente y de frente; a éstos los llamo mis amigos.

Me gusta la gente fiel y persistente, que no fallece cuando de alcanzar objetivos e ideas se trata.

Me gusta la gente que trabaja por resultados. Con gente como esa, me comprometo a lo que sea, ya que con haber tenido esa gente a mi lado me doy por bien retribuido.

Mario Benedetti

Imposible ganar sin saber perder.  
Impossível ganhar sem saber perder.

Imposible andar sin saber caer.   
Impossível andar sem saber cair.

Imposible acertar sin saber errar.  
Impossível acertar sem saber errar

Imposible vivir sin saber revivir. 
Impossível viver sem saber sobreviver.

La gloria no consiste en no caer nunca, si no mas bien en levantarse todas las veces que sea necesario. Y eso es algo que muy poca gente tiene el privilegio de poder experimentar.

Bien aventurados aquellos que ya consiguieron recibir con la misma naturalidad el ganar o el perder, el acierto y el error, el triunfo y la derrota...

A glória não consiste em não cair nunca, mas sim em se levantar todas as vezes que seja necessário. E isso é algo que muito pouca gente tem o privilégio de poder experimentar.

Bem-aventurados aqueles que já conseguiram receber com a mesma naturalidade o ganhar e o perder, o certo e o errado, o triunfo e a derrota...


17 de maio de 2009, às 17h55min, faleceu, aos 88 anos, na cidade de Montevidéu o escritor, poeta, dramaturgo e militante político, o Uruguaio Mario Benedetti.

Nasceu no dia 14 de Setembro de 1920, na cidade de Passo de los Toros no Departamento de Taquarembó. Mudando se junto com sua família a capital Uruguaia, com quatro anos de idade.

Autor de inúmeros poemas, contos, dramas, novelas e crônicas, este homem que orgulha as letras Latino-Americanas, que dedicou toda sua sensibilidade, sua inteligência e capacidade literal, na denuncia e defesa dos oprimidos povos Latinos Americanos.

Sua obra foi traduzida em mais de 20 idiomas, o que lhe valeu reconhecimento e prestigio internacional, Recebeu os prêmios Ibero-americano José Martí (2001) e Internacional Menéndez Pelayo (2005).

Se foi o homem, mas comprometido com seu povo, perseguido por as ditaduras de seu país Uruguai, da Argentina, Chile, e expulso do Peru, radica-se em Cuba, tendo morado também no México e na Espanha.

A Biblioteca comunitária e popular “Julio Castro “ localizada no bairro 11 de Abril em Alvorada. chora a morte de seu compatriota, do poeta, escritor e militante revolucionário do 26 de Marzo, ligado al MLN-T.

Mário Benedetti deixa órfão, não só as pessoas ligadas à arte e à literatura em seu país, deixa também órfão aqueles povos e sua gente oprimidos por um sistema que nunca deixo de denunciar e combater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário