sábado, 15 de junho de 2019

Decálogo

Para estragar o dia do mais idiota dos otimistas

Millôr Fernandes


Se você é um desses superdebiloides, que acha que “o mundo é assim mesmo” e que, afinal, “tudo se resolve”, que “O Pequeno Príncipe” é um grande livro cheio de força moral e o escambau, que “somos todos irmãos”, abandone por um momento este sorriso cretino que mora nos seus lábios e leia estes dez tópicos:

01. Foi publicado um pequeno panfleto sobre horrores e perseguições em geral ocorridos no Gabão. Procure ler.

02. “O homem é o câncer da natureza.” Millôr.

03. Você, ao que tudo indica, é membro da espécie humana. Isto é, um assassino nato, usufruidor da miséria geral (se você está comendo, alguém está deixando de comer: o mundo não tem alimento pra todo mundo), sequaz dos assassinos, parceiro dos ladrões, et cetera, et cetera. Não fica com esta cara de bom moço aí não, que eu te conheço: você é um homem. E um homem é exatamente o negativo do IF, de Kipling.

04. Continua com um risinho nos lábios? Pô! Mesmo individualmente você não vai conseguir escapar, velho, é estatístico. Se não for atropelado, ficará no desemprego, se não ficar desempregado, vai pegar um enfisema, será humilhado, abandonado pela mulher que ama (mas ama, hein?), arrebentado sentimentalmente pelos filhos (pelos pais, se for filho), mordido de cobra, ficará impotente, ou superpotente (isto é, tarado sexual), e, se escapar de tudo, ficará velho, senil e acabará babando num asilo em ruínas. O mundo não tem lugar senão par 1/3 da humanidade.

05. A televisão só tem programas em que todos julgam tudo. Esses programas, o maior tribunal jamais visto depois de Nuremberg, são apenas o prenúncio do que vai acontecer no mundo ou está acontecendo nos bastidores do mundo.

06. Leia minha frase no nº 2. Você se queixa muito do environment (meio-ambiente-ecologia), porque agora é moda. Mas o maior entrave para o mundo é você mesmo, cara. Câncer, é. É o homem que estraga a terra, corrompe a natureza, fura os túneis, empesta o ar, suja as águas, apodrece tudo onde pisa, sem sentido, nem objetivo. A explosão nuclear, ao contrário do que todos pensam, não é uma tragédia. Pode ser uma tragédia para espécie humana. Mas é apenas uma medida saneadora para o universo. Uma maneira simples de a natureza se livrar de você, ô peste! E fique tranquilo: o desaparecimento do ser humano não fará a menor diferença à economia do cosmo.

07. Pode ser que haja vida inteligente em qualquer outro planeta. Neste, positivamente, só há a mais absoluta estupidez.

08. Você é um animal como outro qualquer animal, só que, naturalmente, muito pior. Pra sobreviver – e manter o ciclo ecológico – você tem que comer carne (oriunda da morte outros animais, ou ovos, e impedir que outros animais nasçam, ou semente, e impedir que as plantas nasçam). O único alimento puramente alimento, feito só pra isso, é leite. Você é capaz de viver só de leite a vida inteira, hein, bonzinho?

09. Consulte a sua enciclopédia preferida. Qualquer que seja. Britânica, gálica, latina, saxônica, sueca, qualquer. Em vez de ler as biografias e se admirar com os feitos de bravura, inteligência e denodo dos caretas lá incluídos pense no que, realmente, eles são, fora da convenção de grandeza, dignidade e nobreza. Fora dos compromissos culturais que os levaram lá os caretas são apenas: usurpadores, exploradores da comunidade, santos de fancaria, tubarões econômicos, guerreiros impiedosos, cientistas egocêntricos, artistas cuja principal arte foi a autoprojeção. Uma súcia.

10. Você já pensou se a terra for apenas uma astronave tentando escapar a um mundo louco, e que nós, apesar de tudo, ainda somos o melhor do que existe por aí nessas galáxias?

(Da revista Veja, setembro de 1971)


Nenhum comentário:

Postar um comentário