(990-1050)*
Célebre beneditino italiano, notável
pelas suas reformas na pedagogia e na teoria da música, ao qual se atribui a
invenção dos nomes das seis primeiras notas musicais. Também lhe é atribuída a
invenção da pauta. Deixou obras escritas sobre o assunto.
Não tivesse Paolo Diácono** apanhado
um grande resfriado ao sair coberto de suor da igreja onde acabava de cantar a
pleno pulmões em louvor de São João, e as notas musicais talvez tivessem
determinação diferente. Perdendo a voz em consequência do tal resfriado, o
pobre cantor compôs um hino ao santo, em palavras latinas, como era de uso
então:
Ut queant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuoram
Solve polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes
Com isso, queria ele dizer: “Purifica, Ó São João, nosso lábios
culposos, a fim de que teus servos possam celebrar a plena voz as tuas
maravilhas”. (ou) “Para que teus grandes servos, possam ressoar
claramente a maravilha dos teus feitos, limpe nossos lábios impuros, ó São
João.” (ou) “Para que os
servos possam, com suas vozes soltas, ressoar as maravilhas de vossos atos,
limpa a culpa do lábio manchado, ó São João!”
Nas primeiras sílabas dos seis
primeiros versos inspirou-se Guido DʼArezzo para dar nome às seis primeiras
notas da escala musical. “Ut” foi o nome primitivo das nota hoje chamada “dó”.
(Do livro “Grandes
Anedotas da História”, de Nair Lacerda)
**Este hino, composto por Paolo
Diácono, um historiador lombardo do Século VIII, teria se servido Guido D'Arezzo
no Século XI para nomear os sons da escala diatônica de Dó.
Guido d'Arezzo é também atribuído a
invenção da “Mão Guidoniana”, um sistema mnemônico
usado para o ensino da leitura musical, em que os nomes das notas correspondiam
a partes da mão humana.
O sistema de Guido d'Arezzo sofreu
algumas pequenas transformações no decorrer do tempo: a nota Ut passou a ser chamada de dó, para facilitar o canto com a terminação da
sílaba em vogal,
derivando-se provavelmente da proposta lançada por Giusepe DONI, nome de um
músico italiano, que escolheu a primeira sílaba do seu sobrenome para essa nova
denominação e a nota si (por serem as
inicias em latim de São João: Sancte
Ioannes), novamente facilitando o
canto com a terminação de uma vogal.
A palavra UT foi posteriormente
substituída por DÓ, para facilitar o canto com a terminação em
uma vogal;
e o SI, que não consta da melodia solfejada, foi acrescentado tomando-se as
iniciais da palavra Sancte e seu nome: Ioannes, ambas no caso vocativo.
No latim clássico não há letra “j”, a qual é substituída pela letra “i”.
Mão Guidoniana
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