sábado, 22 de junho de 2019

Guido de Arezzo

(990-1050)*


Célebre beneditino italiano, notável pelas suas reformas na pedagogia e na teoria da música, ao qual se atribui a invenção dos nomes das seis primeiras notas musicais. Também lhe é atribuída a invenção da pauta. Deixou obras escritas sobre o assunto.

Não tivesse Paolo Diácono** apanhado um grande resfriado ao sair coberto de suor da igreja onde acabava de cantar a pleno pulmões em louvor de São João, e as notas musicais talvez tivessem determinação diferente. Perdendo a voz em consequência do tal resfriado, o pobre cantor compôs um hino ao santo, em palavras latinas, como era de uso então:

Ut queant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuoram
Solve polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes

Com isso, queria ele dizer: “Purifica, Ó São João, nosso lábios culposos, a fim de que teus servos possam celebrar a plena voz as tuas maravilhas”. (ou) Para que teus grandes servos, possam ressoar claramente a maravilha dos teus feitos, limpe nossos lábios impuros, ó São João.” (ou) Para que os servos possam, com suas vozes soltas, ressoar as maravilhas de vossos atos, limpa a culpa do lábio manchado, ó São João!”

Nas primeiras sílabas dos seis primeiros versos inspirou-se Guido DʼArezzo para dar nome às seis primeiras notas da escala musical. “Ut” foi o nome primitivo das nota hoje chamada “dó”.

(Do livro “Grandes Anedotas da História”, de Nair Lacerda)

 *Alguns livros colocam a data: 991(992)-1050.

**Este hino, composto por Paolo Diácono, um historiador lombardo do Século VIII, teria se servido Guido D'Arezzo no Século XI para nomear os sons da escala diatônica de Dó.


Guido d'Arezzo é também atribuído a invenção da “Mão Guidoniana”, um sistema mnemônico usado para o ensino da leitura musical, em que os nomes das notas correspondiam a partes da mão humana.

O sistema de Guido d'Arezzo sofreu algumas pequenas transformações no decorrer do tempo: a nota Ut passou a ser chamada de , para facilitar o canto com a terminação da sílaba em vogal, derivando-se provavelmente da proposta lançada por Giusepe DONI, nome de um músico italiano, que escolheu a primeira sílaba do seu sobrenome para essa nova denominação e a nota si (por serem as inicias em latim de São João: Sancte Ioannes), novamente facilitando o canto com a terminação de uma vogal.

A palavra UT foi posteriormente substituída por , para facilitar o canto com a terminação em uma vogal; e o SI, que não consta da melodia solfejada, foi acrescentado tomando-se as iniciais da palavra Sancte e seu nome: Ioannes, ambas no caso vocativo. No latim clássico não há letra “j”, a qual é substituída pela letra “i”.


Mão Guidoniana





Nenhum comentário:

Postar um comentário