sábado, 1 de junho de 2019

Dicas para evitar o crime



O efeito surpresa é a forma mais usada pelos criminosos no momento de praticar um delito. Na maioria dos casos, costuma agir no momento de distração da vítima.

(...)

Sempre que a pessoa estiver atenta, mais facilmente ela consegue perceber atitudes suspeitas e mudar de trajeto ou solicitar ajuda. A pessoa não precisa se tornar neurótica, apenas passar a ter mais atenção enquanto está na rua.

Na rua:

→ Não ostente objetos de valor, como correntes, relógios e joias.

→ Não carregue grandes quantias de dinheiro, se não houver necessidade.

→ Procure locais iluminados e com circulação de pessoas.

→ Não use aparelho celular na rua.

→ Carregar a bolsa na frente, sempre com zíperes fechados.

→ Procure distribuir os objetos. Carregue-os em locais estratégicos.

→ Se perceber qualquer movimentação suspeita, ligue para o 190. Preste atenção em características físicas, roupas usadas pelos indivíduos e anote placas de veículos (carros ou motos). Quanto mais informações forem repassadas à polícia, mais chances de êxito em uma abordagem.

No carro:

→ Ao sair de casa de carro, preste atenção à sua volta. Acione o controle do portão ou o abra apenas quando perceber que não há riscos.

→ No semáforo ou na rua, preste atenção em carros (ou motos com passageiro) que possam estar próximos ou pessoas em atitude suspeita.

→ Quando estacionar, dê preferência para locais seguros, com estacionamentos fechados. Não conseguindo, prefira um ponto com iluminação e presença de pessoas.

→ Ao estacionar, desembarque imediatamente do veículo. Não permaneça do lado interno quando aguardar alguém ou para atender a uma ligação.

→ Tenha protocolos de segurança com a família: é fundamental saber como agir caso haja uma abordagem. Em uma hora de surpresa, manter a calma é fundamental, não realizar movimentos bruscos e não blefar com o assaltante.

→ Ao chegar em casa, olhe para a rua e observe a presença de pessoas estranhas ou veículos desconhecidos parados. Em caso de desconfiança, dê uma volta na quadra, procure um local seguro e acione a polícia.

(Texto de Franceli Stefani, 
no Correio do Povo, junho de 2019)


 Objetos no carro, é um convite ao ladrão...


Nenhum comentário:

Postar um comentário