quarta-feira, 5 de junho de 2019

Os inventores britânicos

Por Carlos Alberto Veit


Rede Mundial de Computação

Também conhecida com World Wide Web, WWW, ou Simplesmente Web. Trata-se de um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados através da Internet.

Esses documentos podem estar na forma de imagens, hipertextos, sons ou vídeos. Para acessá-los e consultar as informações, usa-se um programa de computador. Há diversos tipos de programas para esse fim, tais como a Internet Explorer ou o Google Chrome.

As primeiras ideias a respeito dessa rede surgiram na década de 1980, na Inglaterra. A WWW foi criada pelo inglês Tim Berners-Lee (atualmente com 63 anos, foto abaixo), que propôs esse conceito em 25 de março de 1989. Um ano depois, o projeto foi levado adiante e o primeiro website do mundo foi ao ar em agosto de 1991.


Para quem tem mais idade e não tinha acesso a essas tecnologias modernas, sabe muito bem como era árduo passar horas pesquisando em livros nas bibliotecas, além do que os livros nunca tinham a atualização imediata obtida pela rede mundial de computadores.

Ressalta-se que os livros nunca deixarão de ser importantes, mas é inquestionável que a WWW ampliou em muito as fontes de consulta e a agilidade das informações.

Computador

Em junho de 2017, eu escrevi sobre a vida de Alan Turing (1912-1954, foto baixo), conhecido como o pai da computação e da inteligência artificial.


Esse inglês, quando tinha apenas 24 anos, criou na Universidade de Cambridge os conceitos de processador e de memória, nos quais se baseiam todos os computadores atuais. Isso ocorreu lá na década de 1930!

Durante a Segunda Guerra Mundial, ele também criou uma máquina que desvendou o código usado pelos nazistas, o que permitiu que aquele conflito fosse finalizado com cerca de dois anos de antecedência e milhões de vidas fossem salvas!

Futebol

O esporte mais popular do mundo e praticado por 270 milhões de pessoas em todo planeta teve origem na Inglaterra.


Sabe-se que ao longo da história, mesmo na era anterior a Cristo, já havia registros de atividades lúdicas praticadas com esferas, que poderiam ser de todo o tipo, como bexigas de animais.

No entanto, o esporte como conhecemos atualmente teve sua organização em 1863, através da Associação de Futebol Inglesa. De lá para cá, nunca mais parou de crescer. O órgão que regulamenta os campeonatos no mundo é a FIFA, criada em 21 de maio de 1904, em Paris, mas cuja sede atualmente é em Zurique, na Suíça.

Televisão

Há muita controvérsia sobre quem inventou o televisor, mais popularmente conhecido como televisão. Alemães, ingleses, russos e até norte-americanos disputam essa honraria.

No entanto, baseado na maior parte das informações, o televisor teria sido criado pelo inglês John Logie Baird (1888-1946, imagem abaixo). Ele fez a primeira demonstração oficial de seu funcionamento em 1926 no Instituto Real de Londres.


A televisão começou a funcionar na década de 1930, sendo muitas vezes exibida em salas de cinema. A popularização ocorreu após a Segunda Guerra Mundial. Na década de 1950 surge a televisão a cores, e nos anos 60 as transmissões via satélite. Toda essa evolução e os preços mais acessíveis a tornaram o principal meio de comunicação no mundo.

Antibióticos

O bacteriologista escocês Alexander Fleming (1881-1955, foto abaixo), quase que sem querer, teve uma das ideias mais geniais da humanidade. Ele estava fazendo experiências em seu laboratório quando notou que algumas culturas haviam sido contaminadas por mofo. Em vez de ficar simplesmente aborrecido, ele foi notando algumas coisas interessantes como, por exemplo, que o mofo interrompia o crescimento de outras bactérias. 


Todo grande cientista é ótimo observador e muito criativo. A partir dessas observações ele descobriu a penicilina, em setembro de 1928, mas ela só começou a ser produzida em massa a partir de 1940.

Graças a essa descoberta, centenas de milhões de vidas foram salvas, o que rendeu a Fleming o Prêmio Nobel de Medicina de 1945.

Telefone

Também há controvérsias sobre quem teria inventado o telefone, mas o que mais se aceita é que tenha sido o escocês Alexander Graham Bell (1847-1922, imagem abaixo).


Bell era filho de um locutor de rádio e amava a comunicação. Ele registrou a invenção do telefone nos Estados Unidos em 1876. Pouco mais tarde, em 1882, ele se naturalizou norte-americano.

Revolução industrial


Não se trata de um aspecto único, e sim de um conjunto de mudanças que ocorreram na Europa nos séculos XVIII e XIX. O berço da Revolução Industrial foi a Inglaterra.

Até então, quem produzia algo geralmente dominava todo o processo de produção, pois o produto do trabalho era feito de modo artesanal. A partir do surgimento da Revolução Industrial, as máquinas passaram a substituir o trabalho dos assalariados.

Isso alterou muito a vida em sociedade, pois trabalhadores se aglomeravam na periferia das cidades em busca de trabalhos nas fábricas. Pode-se dizer que a Revolução Industrial causou benefícios e malefícios, mas foi uma radical mudança que veio para ficar.

Metrô


O crescimento das grandes metrópoles fez com que o transporte público se tornasse um problema difícil de ser resolvido.

Sendo assim, pode-se dizer que foi por absoluta necessidade que o inglês Charles Pearson (1793-1862, foto abaixo) trabalhou na criação do primeiro trem subterrâneo que mais tarde viria a se chamar metrô.


A primeira linha de metrô do mundo começou a funcionar em Londres, em 1863. Em pouco tempo essa ideia revolucionária se espalhou para o mundo inteiro.


(Da revista “Rainha dos Apóstolos”, abril de 2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário