quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Assistência Pública em Porto Alegre



Carros da Assistência Pública defronte à Prefeitura de Porto Alegre

Foi esta a primeira denominação que recebeu o serviço médico de Pronto Socorro à população porto-alegrense, instalado em 16/05/1898 pelo Intendente José Montaury. Foi seu primeiro e único médico o Dr. Luís Nogueira Flores. Funcionava esse serviço com modestíssimos recursos, segundo se pode depreender do próprio relatório do Intendente Montaury naquele ano: “Para o serviço da assistência pública, possui a municipalidade um gabinete modestamente montado no 1° posto policial, dotado, porém, dos indispensáveis aparelhos e medicamentos para socorros urgentes. Para o transporte de feridos dispõe de uma padiola-carro e três macas, e para a condução de cadáveres, de um caixão construído de modo a ser devidamente desinfetado”.

A modéstia da chamada Assistência – esse nome se enraizou por muito tempo entre a população da cidade –, não impediu que fosse constante e crescentemente solicitada. A prestação de primeiros socorros subiu da cifra de 366 no exercício de 1898/99 a 7.059 no exercício de 1910/11. E, de conseguinte, logo se cogitou da compra de um automóvel “para o rápido transporte do médico, enfermeiro e recursos médico-cirúrgicos”, segundo informava o relatório prefeitural de 1912. E já adiantava o Intendente Montaury: “Torna-se, porém, preciso mais outro automóvel e um carro ambulância de tração animalada, para substituir os já existentes, quando algum deles tenha necessidade de reparos”.

No decurso do tempo, aconteceu um fenômeno curioso: as ambulâncias motorizadas do serviço da Assistência Pública ficaram popularmente conhecidas como “assistências”... A designação talvez só tenha perdido substância a partir de 1944, quando se construiu o Hospital de Pronto Socorro. Nessa ocasião, abandonou-se oficialmente a denominação instituída em 1898 pelo Intendente Montaury: uma Diretoria da Saúde Pública supervisionava a administração do Hospital, onde também se concentraram as tarefas de socorro médico de urgência. A Diretoria foi depois transformada em Secretaria Municipal da Saúde.

(Do livro “Porto Alegre – Guia Histórico”, de Sérgio da Costa Franco)


Hospital de Pronto Socorro anos 40


Nenhum comentário:

Postar um comentário