segunda-feira, 24 de agosto de 2015

José de Araújo Viana



Nasceu em Porto Alegre em 10/2/1872 e faleceu no Rio de Janeiro a 2/11/1916. Músico ilustre e professor do Instituto de Belas Artes. Nascido numa família em que se cultivava a música, dado que seu irmão Pedro era organista da Capela do Espírito Santo, desde cedo se dedicou ao aprendizado musical, tendo sido aluno dos professores Grünwald e Tomaz Légori. Em 1893 partiu para a Itália, onde cursou o Conservatório de Milão. Ao retornar ao Brasil, executou na igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no Rio, a “Ave Maria” de sua composição. Em Porto Alegre, participou do primeiro concerto do Clube Haydn, em 2/4/1897, executando composições ao piano. Para a Exposição Estadual de 1901, a pedido do Presidente do Estado, Borges de Medeiros, compôs a “Marcha da Exposição”. Foi encenada com êxito no Teatro São Pedro, em 17/4/1902, a ópera “Carmela”, de sua autoria, com libreto do cearense Leopoldo Vóssio Brígido. Em 20 de março 1906, a mesma ópera foi encenada no Rio de Janeiro, no Teatro São Pedro de Alcântara, com o mesmo sucesso de Porto Alegre.

Em 1908, colaborou na fundação do Instituto de Belas Artes, do qual foi um dos primeiros professores. E nesse ano começou a trabalhar na ópera “O Rei Galaor”, que considerava sua obra-prima, mas só foi levada à cena depois de sua morte.

Acometido de uma grave doença de fundo neurológico, foram vãs suas tentativas de cura, quer em Porto Alegre, quer no Rio, quer na Europa. Faleceu numa de suas estadas no Rio, em busca de alívio para o mal.

Durante a administração do Intendente Otávio Rocha, foi homenageado com a construção de uma concha acústica e auditório a céu aberto, na Praça Marechal Deodoro, onde se exibia regularmente a Banda Municipal. O conjunto recebeu o nome de Auditório Araújo Viana. A posterior construção do Palácio Farroupilha, para servir de sede do Poder Legislativo do Estado, obrigou à demolição do belo auditório e à construção de outro, também a céu aberto e com a mesma denominação, localizado no Parque Farroupilha.

(Fonte: Antônio da Rocha Almeida, Vultos da Pátria, v. II, p. 188)

(Do livro “Porto Alegre – Guia Histórico”, de Sérgio da Costa Franco)


Antigo Auditório Araújo Viana por Sioma Breitman


Auditório Araújo Viana sem cobertura


Auditório Araújo Viana com cobertura




Nenhum comentário:

Postar um comentário