quarta-feira, 25 de março de 2020

A primavera não sabia

Por Irene Vella


Era março de 2020, as ruas estavam vazias, as lojas fechadas, as pessoas não podiam mais sair. Mas a primavera não sabia, e as flores começaram a florescer, o sol brilhava, os pássaros cantavam, as andorinhas iam chegar em breve, o céu estava azul, a manhã chegava mais cedo. Era março de 2020...

Os jovens tinham que estudar on-line e encontrar ocupações em casa, as pessoas não podiam fazer compras nem ir ao cabeleireiro. Em breve, não haveria mais espaço nos hospitais, e as pessoas continuavam ficando doentes.

Mas a primavera não sabia. A hora de ir ao jardim estava chegando, a relva ficava verde. Era março de 2020...

As pessoas foram colocadas em contenção, para proteger avós, famílias e crianças. Chega de reuniões, nem refeições, festas com a família. O medo se tornou real e os dias eram parecidos.

Mas a primavera não sabia, as macieiras, cerejeiras e outras floresceram, as folhas cresceram.

As pessoas começaram a ler, a brincar com a família, cantando na varanda convidando os vizinhos a fazerem o mesmo, aprenderam uma nova língua, a serem solidários e se concentraram em outros valores.

As pessoas perceberam a importância da saúde, o sofrimento, deste mundo que parou, da economia que caiu.

Mas a primavera não sabia. As flores deixaram seu lugar para a fruta, os pássaros fizeram o ninho, as andorinhas chegaram.

Então o dia da libertação chegou, as pessoas souberam pela TV que o vírus tinha perdido a batalha, as pessoas saiam para a rua, cantavam, choravam, beijando seus vizinhos, sem máscaras nem luvas.

E foi aí que o verão chegou, porque a primavera não sabia. Ela continuou lá apesar de tudo, apesar do vírus, do medo e da morte. Porque a primavera não sabia, ela ensinou as pessoas o poder da vida.

*****

P.S. A leitura desse texto está na internet. Vale a pena ouvi-lo

Entrevista com Irene Vella

“Era 11 de março de 2020...” começa seu poema. Como nasceu, onde você estava, com quem estava quando o escreveu?

Eu estava na minha cozinha, sentada num banquinho, tinha acabado de dar uma volta no jardim para verificar o florescimento das árvores. Eu estava empolgada, havia um sol louco e as cores do céu pareciam pintadas, comecei a fotografar os botões de magnólia, as bolas de mimosa e a procurar botões brancos na ameixeira. Em uma fração de segundo, esqueci as quase três semanas de quarentena voluntária, já que meu marido está imunossuprimido e a mente começou a voar. Por isso fui para casa, peguei o telefone e o desliguei diretamente na minha página de perfil do Facebook, junto com fotos do jardim. Era 11 de março de 2020, e as palavras saíram por conta própria, como Vasco diz. Eles se encaixaram perfeitamente e criaram um pequeno milagre. Todos se identificaram e começaram a executá-lo, primeiro nas redes sociais, depois no whatsapp, em poucas horas se tornou viral. Infelizmente, existem aqueles que tentaram levar o crédito por isso, mas, como boa mãe, fiz de tudo para ser reconhecida pela maternidade de minhas palavras.

Seu poema foi compartilhado por milhares de pessoas. Há uma enorme necessidade de esperança...

As pessoas precisam saber que haverá um amanhã, elas precisam acreditar que os maus tempos vão passar, dando lugar a novos. Elas precisam saber que haverá novas memórias, novas jornadas e que esse momento em breve será apenas uma lembrança. Sou treinada como no ano passado, minha vida mudou novamente, mais uma vez, porque depois de ter lutado para me tornar um dos correspondentes de Mattino 5no Veneto, tive que sair do local com grande pesar, devido a uma infecção súbita que causou a deterioração da função renal do meu marido. Ele passou por três internações em menos de três meses e eu o escolhi. Eu escolhi minha família. Mas foi uma escolha difícil. Dura. Às vezes sofria tanto que achava que tinha ficado sem lágrimas. Quando você é jornalista de TV e de repente sente falta do microfone e da câmera de vídeo para contar as histórias de outras pessoas, é como se estivesse perdendo sua voz. É como se eu apenas ouvisse o eco do silêncio. Mais uma vez, foi meu marido quem me ajudou a sair dessa “quase depressão”. Aquele que sempre acreditou em mim e na força de minhas palavras, pediu que eu não me derrubasse, acreditasse em mim mesma, continuando a escrever. Ele sempre pensou que um dia eu seria capaz de alcançar o coração de muitas pessoas. Ele estava certo.

Hoje você escreveu na sua página do Facebook “somos mais fortes do que tudo e não haverá nenhum coronavírus para tirar o nosso sorriso, porque venceremos no final”. De onde você tira toda essa força?

Da minha família, do amor que cada um de nós sente pelo outro. Eu vou te dar um exemplo. Quando Chiara Ferragni postou meu poema ontem, fiquei emocionada e comecei a gritar como louca, estava chorando um pouco, estava rindo um pouco, porque imaginava que naquele momento todos saberiam que o poema era meu. Os amigos da minha filha começaram a escrever para ela no whatsapp sobre o que estava acontecendo e ela respondeu: “Minha mãe merece. Ele realmente merece isso”. Estamos falando de uma garota de vinte anos que nunca saiu para proteger seu pai. Eles me dão força. Eu sempre estarei lá para eles. Eles sempre estarão lá para mim.

Agora uma pergunta que tem um sabor especial hoje em dia: planos para o futuro?

Após este ano de descanso forçado, espero voltar a colaborar com a TV, após esse período muito ruim, talvez sempre como correspondente para contar as histórias das pessoas, ou através das páginas de alguns jornais ou site. Ou por que não, dos três. Sonho com uma coluna que me dê a oportunidade de contar a vida cotidiana de cada um de nós através de minhas palavras. Afinal, se eu posso sonhar... eu faço isso grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário