domingo, 8 de março de 2020

Santa Inutilidade



01) Por que em toda propaganda de relógio a hora é sempre 10h10min?

R.: Porque essa simetria entre os ponteiros, adotada mundialmente, foi a melhor maneira de se centralizar e emoldurar a marca do relógio, seja ela qual for.

02) Você sabe qual é o maior palácio habitado do mundo?

R.: É o palácio do sultão de Brunei - localizado no noroeste da ilha de Bornéo, no Sudeste Asiático. O regime do governo é uma monarquia islâmica conhecida como sultanato e o sultão, um dos homens mais ricos do mundo. Seu palácio tem 1788 quartos, 257 banheiros e espaço suficiente na garagem para os seus 110 carros. Se você fosse visitar o palácio e passasse somente meio minuto em cada cômodo, demoraria mais de um dia!

03) Qual o tamanho máximo que uma gota de chuva pode atingir?

R.: As maiores gotas de chuva já registradas caíram no Brasil em 1995 e nas ilhas Marshall em 1999. Pesquisadores constataram as gotas do Brasil, medidas após um incêndio, formaram-se a partir da condensação de partículas de fumaça gigantes. As gotas das ilhas Marshall, por sua vez, resultaram de colisões com outras gotas dentro de uma nuvem carregada de água. O tamanho foi determinado por aparelhos que registram a sombra de uma gota quando ao passar por um raio laser. Tamanho médio de uma gota de chuva: 1 a 2 mm. Diâmetro da maior gota de chuva já registrada: 8,8 mm.

04) Você já se imaginou andando dentro da casa do Bill Gates?

R.: A casa do homem mais rico do mundo é um protótipo da era da informação. O poderoso da Microsoft, Bill Gates, construiu sua casa próxima a Seattle e, é de pedra, madeira, vidro, concreto e muita tecnologia. Todos os moradores usam broches eletrônicos programados com suas preferências. Estes broches são chips personalizados que asseguram total deleite por parte dos moradores. À medida que se caminha pelo corredor, luzes se apagam por trás de você e iluminam seus passos à frente. A temperatura se ajusta quando se entra em uma sala; o telefone toca somente na sua presença. As telas mostram suas imagens ou filmes favoritos e as caixas de som emitem músicas ou notícias de acordo com seus interesses. A cyber-casa do plugado Bill Gates custou a bagatela de 53 milhões de dólares.

05) Você sabe o que é Slow Food?

R.: Criado por um grupo de apreciadores de vinho em 1986, na Itália, o Slow Food é um movimento contra a padronização dos fast-foods e a favor da redescoberta dos sabores tradicionais. Visa incrementar a cultura da mesa, o convívio a hospitalidade e a educação do paladar, reunindo entusiastas do vinho e da gastronomia que não querem perder os gostos dos ingredientes e pratos tradicionais em todo o mundo. O nome e o símbolo do movimento (um escargot) simbolizam a reação à padronização.

06) De onde vem a abreviatura WC?

R.: WC é a abreviatura da locução inglesa water closet - water - água e closet - gabinete, quarto pequeno. A tradução correta é de gabinete sanitário ou um pequeno banheiro.

07) Um avô seu pode ser mais novo que o seu próprio pai?

R.: Claro que pode! Como no caso do filho de um homem de 50 anos com uma mulher de 18, cujo pai (portanto seu avô) tem 40 anos.

08) Você sabia que o Buda que conhecemos não se chamava Buda?

R.: Buda, na verdade, é um título, uma qualificação, não um nome próprio. Quer dizer “aquele que sabe” ou “aquele que despertou”. É um termo aplicado a pessoas excepcionais que atingem determinado grau de elevação moral e espiritual e se transformam em mestres de sabedoria. O Buda que conhecemos, fundador do budismo, chamava-se, na verdade, Sidarta Gautama.

09) Por que os degustadores de vinho não ficam bêbados?

R.: Porque eles não engolem vinho algum. Os degustadores mantêm a bebida na boca e, após saboreá-la, “gargarejam” e expelem o líquido.

10) Você sabe quais são as duas iguarias inspiradas nas cores da bandeira italiana?

R.: São elas o carpaccio, feito de carne (vermelha), queijo (branco) e alcaparras (verde) e a pizza Margherita, que leva tomate, mussarela e manjericão.

11) Crer ou não crer, eis a questão. Você sabe a diferença entre ateu e agnóstico?

R.: Ateu é aquele que não acredita em Deus ou em deuses. De forma simplificada, o agnóstico acha que a comprovação ou não da existência de Deus está além das suas possibilidades. Por isso, ele não crê em Deus nem tampouco afirma que ele não existe.

Agnóstos, do grego, significa desconhecido, sem provas. É uma espécie de renúncia a tudo que se coloca acima das possibilidades do conhecimento científico.

12) Você sabe qual é o significado dos naipes do baralho?

R.: O baralho foi criado no século XVI pelo francês Grinconneur. As cartas eram pintadas à mão. Copas simbolizavam o clero; espadas, a nobreza; paus, o povo; e ouros, o comércio.

13) Você sabia que o Museu de Arte Moderna de Nova York. ficou 47 dias com um quadro de ponta cabeça?

R.: Era o quadro ‘Le Bateau”, de Henri Matisse. A obra de arte ficou 47 dias, no ano de 1961, pendurado de ponta cabeça. Durante este tempo, ninguém percebeu. Cerca de 116 mil pessoas visitaram o museu até o quadro ser colocado na sua real posição.

O quadro como foi pintado por Matisse


Wrong: errado - Right: certo

Os inesquecíveis slogans dos anos 80

- Um Danoninho vale por um bifinho.

- A primeira faz tchan, a segunda faz tchun e... tchan-tchan-tchan!!! (Prestobarba)

- Tomou Doril a dor sumiu.

- Bonita camisa, Fernandinho. (Us Top)

- Não esqueça a minha Caloi.

- Bombril tem 1001 utilidades.

- Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?

- Você se lembra da minha voz? Continua a mesma, mas os meus cabelos... Quanta diferença! (Xampu Colorama)

- SuperNescau, energia que dá gosto.

- Eu sou você amanhã. (Vodca Orloff)

- Se algum desconhecido lhe oferecer flores, isto é Impulse!

- Deu duro? Tome um Dreher.

- Com Rexona sempre cabe mais um.

- Não basta ser pai, tem que participar. Não basta ser remédio, tem que ser Gelol.
  
(Do livro “O Original Almanaque Dúvida Cruel”)


Nenhum comentário:

Postar um comentário