segunda-feira, 16 de março de 2020

Primeiro beijo na boca da TV brasileira



Vida Alves e Walter Foster

Na cena que entrou para a história, Vida Alves (1928-2017) beijava o ator Walter Foster (1917-1996) − que também era autor do programa. A novela também tinha no elenco Lia Aguira, Lima Duarte e Dionísio Azevedo.

O par romântico era amigo da atriz e de seu marido, a quem ela precisou pedir autorização. “Foi um beijo técnico. O Walter Foster apareceu na minha casa e disse: vamos ensaiar. Meu marido ficou meio assim, meio esquisito, mas concordou”, disse a atriz em depoimento a um programa da emissora britânica BBC.

“Não foi uma coisa diferente demais. Era um beijo simples, não uma bitoca como falam hoje em dia. Não era uma coisa espantosa, barulhenta. Era apenas um encostar de lábios”, disse no mesmo programa.

Na época em que foi dado o primeiro beijo da TV, as tramas passavam ao vivo e, por causa disso, o emblemático momento não foi registrado. “O tal primeiro beijo não foi fotografado, não foi filmado, não foi desenhado. Só existe no meu papo, porque o ator já morreu. Então eu conto como quiser sobre o beijo”, disse Vida ao Encontro, em 2012, em tom de brincadeira.

“Eu já tive que responder como foi isso (o beijo) até para o padre. Eu fui numa missa, o padre me chamou na frente e falou: 'quero apresentar a mulher que deu o primeiro beijo da TV. E foi um beijo técnico?'. Eu falei: 'Padre, eu não estou no confessionário. Foi técnico'. Fiquei com vergonha pela primeira vez na vida”.

A atriz e escritora Vida Amélia Guedes Alves, uma das pioneiras de televisão brasileira, morreu aos 88 anos, na noite desta terça-feira, em São Paulo. Ela estava internada desde o último dia 28 de dezembro e a morte foi diagnosticada por falência múltipla de órgãos.

Em 1951 ela foi responsável pelo primeiro beijo na TV, junto com o ator Wálter Forster, na novela ‘Sua Vida Me Pertence’, transmitida pela antiga rede Tupi.


Vida Alves

* Wálter Gerhard Forster (Campinas, 23 de março de 1917 − São Paulo, 3 de setembro de 1996) foi ator de rádio, cinema, teatro e pioneiro da televisão brasileira.

Na inauguração da TV Tupi, em 1950, atuou em todas discussões e decisões de elenco para a nova emissora. Já estava casado e com dois filhos.

Da telenovela Sua Vida Me Pertence, em 1951, foi autor, diretor e ator. Contracenou com Vida Alves (que na trama amava o galã, que era ele), e ainda Lima Duarte, Lia de Aguiar, José Parisi e Dionísio Azevedo. Tinha apenas 25 capítulos, mas enfrentou vários problemas com esse meio novo de comunicação: os atores falavam muito alto no estúdio, esqueciam os microfones, não sabiam se posicionar frente às câmeras (o que deixava desesperados os cameramen).

A cena ousada para a época, o beijo na boca, o primeiro beijo da televisão brasileira, não passou de um “selinho”, como diria Hebe Camargo. O galã Walter Forster encostou os lábios nos da Vida Alves, enquanto acariciava o braço da amada, causando frisson durante a transmissão da TV Tupi. A cena ocorreu no último capítulo.

Como não há registros dessas cenas: elas foram feitas “ao vivo” e ainda não havia videotape. Várias histórias foram contadas ao longo do tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário