sexta-feira, 29 de março de 2024

Pegadinha verbal

 Prof. Sérgio Nogueira

Quando você quiser deixar boa impressão com o uso das palavras, é melhor que esteja prevenido. O Português muitas vezes nos prega peças. Pegadinha Verbal mostra alguns dos enganos mais frequentes no nosso idioma. 

Errado: 

“Fui eu que fez o trabalho.” 

Certo: 

“Fui que fiz o trabalho.” 

Quando o sujeito for o pronome relativo “que”, o verbo deve concordar com o antecedente: “Fui eu que fiz”; “Foste tu que fizeste”; “Foi ele que fez”; “Fomos nós que fizemos”; “Foram eles que fizeram”; “Este é o empregado que fez o trabalho” e “Estes são os empregados que fizeram o trabalho”. 

A pegadinha: Com o pronome “quem”, temos duas opções: “Fui eu quem fiz o trabalho” ou “Fui eu quem fez o trabalho”. O verbo pode concordar com o antecedente (eu quem fiz) ou flexionar na 3ͣ  pessoa do singular, concordando com o pronome “quem” (eu quem fez). No Brasil, a preferência é a concordância com o antecedente quando está no plural (= “Fomos nós quem fizemos o trabalho”) e na 3ͣ pessoa do singular quando o antecedente está no singular (= “Fui eu quem fez o trabalho”). 

(In Seleções do Reader's Digest, outubro de 2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário