segunda-feira, 22 de abril de 2019

Danúbio Gonçalves

(1925 – 2019)



(Foto de Marco Pecker)

O painel Epopeia Rio-grandense, Missioneira e Farroupilha, do artista bageense Danúbio Gonçalves, está localizado na Praça Revolução Farroupilha, espaço cultural junto aos acessos da Estação Mercado da Trensurb, construído, com parceria da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, durante a execução do projeto de revitalização e adequação à legislação de acessibilidade da estação terminal do metrô gaúcho. Inaugurado com a praça, em dezembro de 2008, o painel é composto por 555 lajotas e porcelanatos em uma extensão de 16,5 metros de largura por três metros de altura. A pintura dos porcelanatos foi feita manualmente, com uma tinta importada da Alemanha em tom de azul.


O painel retrata o contexto cronológico da Revolução Farroupilha. São personagens e frases retratando as diferentes fases do conflito. O lado esquerdo da obra começa mostrando as Missões de Sepé Tiaraju, passa pela luta entre os espanhóis e os índios guaranis, por Garibaldi, pelos Lanceiros Negros, pela proclamação da República Rio-Grandense e finaliza com Bento Gonçalves.


Nascido em Bagé em 1925, é trineto do general Bento Gonçalves, um dos líderes da Revolução Farroupilha. Conforme uma das filhas, ele morreu de causas naturais neste domingo (21.04.2019), numa clinica geriátrica de Porto Alegre. Foi pintor, desenhista e gravurista premiado.


Zorreiros, 1953


Xilogravura 'Pescador de São Francisco', 1954

Nenhum comentário:

Postar um comentário