terça-feira, 16 de abril de 2019

Entenda o que é JOMO: Joy Of Missing Out:

A alegria de não estar em todas


Saiba como cultivar o prazer de viver o aqui e agora sem a ansiedade de dividi-lo nas redes sociais

Quem nunca se sentiu um peixe fora d’água e até levemente deprê e ansiosa por ser a única pessoa da timeline do Instagram e do Facebook (quiçá da face da Terra!) a não ter ido aos shows do U2? Eis aí um exemplo clássico de FOMO (abreviação de: Fear Of Missing Out), o tal medo de ficar por fora, que ataca quase todo mundo que dá a cara a tapa nas redes sociais.

Não é mais o caso da influencer fit carioca Carol Buffara, a mais nova adepta da filosofia JOMO (Joy Of Missing Out), que prega a alegria de não estar em todas. “O excesso de conectividade estava minando o meu foco do momento presente, diminuindo a minha produtividade e prejudicando a interação com outras pessoas. Só tive a prova concreta disso quando passei férias com minha família na França, em setembro passado. Não postei todos os treinos, nem todos os pratos, looks ou passos. Resultado: mais momentos especiais em grupo e três livros lidos em apenas 20 dias!”

Segundo Karen Vogel, psicóloga e professora da The School of Life, cuja sede fica na Vila Madalena, em SP, é cada vez mais forte a busca pela consciência sobre os próprios desejos, a vontade de viver o momento presente e usufruir dele (olha o mindfulness aí!), e por senso de sentido e propósito. “As pessoas têm se questionado muito sobre o uso da internet e suas funções”, diz Karen. Essa hesitação foi essencial para o surgimento do JOMO, que, de acordo com Christina Crook (@dailyjomo), autora de The Joy of Missing Out: Finding Balance in a Wired World (livro disponível na Amazon por R$ 59, mas ainda sem tradução para o português), não é só o contrário de FOMO: “É também repensar o significado e redefinir a palavra ‘sucesso’; é chutar o esgotamento, o estresse e os arrependimentos; é apurar nossos valores para que possamos prosperar online”.

A canadense passou 31 dias sem Internet depois de testemunhar um padre abençoando fiéis via aplicativo, e de perder a chance de reencontrar uma amiga estrangeira por não ter visto seu convite no Facebook. As experiências lhe renderam o livro, que fala sobre encontrar equilíbrio em um mundo conectado. “Estamos atingindo uma overdose digital, mas quando desligamos o celular para brincar com nossos filhos ou pets, passear no bairro e curtir com o amor ou os amigos, lembramos de como a vida é maravilhosa.” Christina descobriu ainda que o uso excessivo das redes sociais possa aumentar os níveis de ansiedade, comparação, competição social e depressão. “A vida dos outros parece incrível na timeline porque existe ali uma curadoria dos momentos de destaque, mas, por trás de toda bela imagem, existe luta e trabalho, pois somos todos humanos.” A melhor tradução para JOMO, o maior luxo dos tempos modernos, vem da influencer carioca Luiza Sobral: “É se desligar do mundo sem medo, sabendo que o melhor lugar para estar é aqui e agora”, defende. Partiu viver?

Exercitando o JOMO:

1. Abrace o silêncio e a solitude. Quando você foca em ser mais produtiva, sobra tempo para viver melhor os hobbies, relacionamentos e projetos.

2. Não se compare. Ok buscar inspiração em outras pessoas, mas não cultive pensamentos diminuidores. Reflita 10 minutos por dia sobre seus valores e isso já reduzirá o impacto da influência social em você e aumentará sua autoconfiança.

3. Desabilite as notificações de todos os seus apps de redes sociais. Assim, você não fica tentada a viver o momento alheio em vez do seu.

(Do Blog Glamour)

Um comentário:

  1. " A alegria de não estar em todas "

    É realmente assim que me sinto , vivendo com toda intensidade os meus momentos.

    ResponderExcluir