Um jornal alemão de há anos estudava
os efeitos que produzem no público os anúncios publicados na imprensa. Segundo
ele, para ter algum êxito, um anúncio deve publicar-se, pelo menos, dez vezes
seguidas, e sendo possível no mesmo lugar do jornal. Os efeitos seguem-se então
desta forma:
Primeiro dia de publicação: o leitor
nem sequer vê o anúncio.
Segundo dia: vê-o, mas não se detém a
lê-lo.
Terceiro dia: dá-lhe a curiosidade e
lê-o.
Quarto dia: o leitor repara
no preço do artigo anunciado.
Quinto dia: repara nos sinais da casa
onde se vende o artigo.
Sexto dia: fala do anúncio a sua
mulher.
Sétimo dia: fala da intenção de
adquirir o objeto anunciado.
Oitavo dia: adquire-o.
Nono dia: fala do anúncio aos amigos.
Décimo dia: torna a falar do assunto
aos amigos, e estes, falam dele a suas mulheres. Então, a família de cada um
dos amigos compra, por sua vez, o jornal, e se o anúncio continua a vir
publicado, os efeitos são os da bola de neve; o êxito é completo.
E acrescenta o jornal alemão, não sem
uma certa ironia: “Os comerciantes deviam ter presente estes fatos, que parecem
ignorar”.
(Do Almanach
Bertrand, 1925)
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