domingo, 28 de abril de 2019

Os efeitos do anúncio



Um jornal alemão de há anos estudava os efeitos que produzem no público os anúncios publicados na imprensa. Segundo ele, para ter algum êxito, um anúncio deve publicar-se, pelo menos, dez vezes seguidas, e sendo possível no mesmo lugar do jornal. Os efeitos seguem-se então desta forma:

Primeiro dia de publicação: o leitor nem sequer vê o anúncio.

Segundo dia: vê-o, mas não se detém a lê-lo.

Terceiro dia: dá-lhe a curiosidade e lê-o.

Quarto dia: o leitor repara no preço do artigo anunciado.

Quinto dia: repara nos sinais da casa onde se vende o artigo.

Sexto dia: fala do anúncio a sua mulher.

Sétimo dia: fala da intenção de adquirir o objeto anunciado.

Oitavo dia: adquire-o.

Nono dia: fala do anúncio aos amigos.

Décimo dia: torna a falar do assunto aos amigos, e estes, falam dele a suas mulheres. Então, a família de cada um dos amigos compra, por sua vez, o jornal, e se o anúncio continua a vir publicado, os efeitos são os da bola de neve; o êxito é completo.

E acrescenta o jornal alemão, não sem uma certa ironia: “Os comerciantes deviam ter presente estes fatos, que parecem ignorar”.
  
(Do Almanach Bertrand, 1925)



Nenhum comentário:

Postar um comentário