Em 4 de janeiro de 1873,
o primeiro bonde a burro trafegou pelas ruas da
Capital.
Bonde puxado a burro
na Avenida Venâncio Aires.
O primeiro bonde que houve no mundo
não conduzia passageiros, e sim carvão. Um engenheiro inglês, chamado Outron,
tendo observado quanto era penoso, para os cavalos em serviço nas minas de
hulha, arrastar os vagonetes, quando carregados, ideou uma espécie de trilhos
de madeira, sobre os quais aqueles veículos pudessem rodar com mais facilidade.
O resultado foi assombroso: um cavalo, que antes, apenas podia arrastar uma
tonelada de mineral, já conseguia transportar, sobre os trilhos de madeira, até
três toneladas. O novo sistema triunfou em toda linha, e tornou-se famoso com a
denominação de Outranway (Caminho de Outran), nome que, por abreviatura, se
transformou em tranway.
Como , porém, os trilhos de madeira se estragavam logo, e
ficavam empenados, após as chuvas, tornou-se necessário substituí-los por
outros, de ferro.
À vista do bom resultado obtido com essa inovação, logo se pensou em adaptar o mesmo sistema para o transporte de pessoas. O primeiro tranway, propriamente dito, foi estabelecidoem New York , na Quarta
Avenida, no ano de 1832. Era uma espécie de diligencia gigantesca, que deslizava
sobre trilhos, e tinha duas boleias, uma em cada extremo, pois, como não se
podia dar volta, ao chegar ao fim da linha, tornava-se preciso mudar os animais,
como se fazia, ainda há bem pouco tempo, em Porto Alegre , com os
nossos bondes tirados por bestas. Aqueles veículos eram tão pesados e tão
grandes, que frequentemente, interrompiam o transito publico, causando danos a
outros veículos. Por isso, levantaram-se gerais protestos contra os primitivos
tranways, e não houve remédio senão suprimir aquela linha. Entretanto, todos
reconheciam as grandes vantagens de bonde, e, assim, quando, em 1852, um
engenheiro francês, chamado Loubat, inventou uma nova espécie de bondes, que
tomaram o seu nome, a inovação foi recebida jubilosamente, nos Estados Unidos,
que se apressaram em adaptá-los, estabelecendo, de novo, linhas de bondes em New York , em Nova Orleans e em
outras cidades. Nada mais ridículo do que aqueles bondes de Nova Orleans, com
imperial, para qual se subia por meio de grandes escadas, dignas de um sobrado,
e com plataformas adiante e atrás, e onde tomava assento o cocheiro. Dois anos
mais tarde, o mesmo engenheiro Loubat construiu, em Paris, a primeira linha de
bondes (do Louvre a Saint Cloud) e em 1869 começaram a estabelecer-se as de Londres.
À vista do bom resultado obtido com essa inovação, logo se pensou em adaptar o mesmo sistema para o transporte de pessoas. O primeiro tranway, propriamente dito, foi estabelecido
(Correio do Povo de
24.12.2008)
Bonde puxado a burro no Arraial do Menino Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário