sexta-feira, 26 de abril de 2019

Os primeiros bondes de Porto Alegre


Em 4 de janeiro de 1873,
o primeiro bonde a burro trafegou pelas ruas da Capital.


Bonde puxado a burro na Avenida Venâncio Aires.

O primeiro bonde que houve no mundo não conduzia passageiros, e sim carvão. Um engenheiro inglês, chamado Outron, tendo observado quanto era penoso, para os cavalos em serviço nas minas de hulha, arrastar os vagonetes, quando carregados, ideou uma espécie de trilhos de madeira, sobre os quais aqueles veículos pudessem rodar com mais facilidade. O resultado foi assombroso: um cavalo, que antes, apenas podia arrastar uma tonelada de mineral, já conseguia transportar, sobre os trilhos de madeira, até três toneladas. O novo sistema triunfou em toda linha, e tornou-se famoso com a denominação de Outranway (Caminho de Outran), nome que, por abreviatura, se transformou em tranway. Como, porém, os trilhos de madeira se estragavam logo, e ficavam empenados, após as chuvas, tornou-se necessário substituí-los por outros, de ferro.

À vista do bom resultado obtido com essa inovação, logo se pensou em adaptar o mesmo sistema para o transporte de pessoas. O primeiro tranway, propriamente dito, foi estabelecido em New York, na Quarta Avenida, no ano de 1832. Era uma espécie de diligencia gigantesca, que deslizava sobre trilhos, e tinha duas boleias, uma em cada extremo, pois, como não se podia dar volta, ao chegar ao fim da linha, tornava-se preciso mudar os animais, como se fazia, ainda há bem pouco tempo, em Porto Alegre, com os nossos bondes tirados por bestas. Aqueles veículos eram tão pesados e tão grandes, que frequentemente, interrompiam o transito publico, causando danos a outros veículos. Por isso, levantaram-se gerais protestos contra os primitivos tranways, e não houve remédio senão suprimir aquela linha. Entretanto, todos reconheciam as grandes vantagens de bonde, e, assim, quando, em 1852, um engenheiro francês, chamado Loubat, inventou uma nova espécie de bondes, que tomaram o seu nome, a inovação foi recebida jubilosamente, nos Estados Unidos, que se apressaram em adaptá-los, estabelecendo, de novo, linhas de bondes em New York, em Nova Orleans e em outras cidades. Nada mais ridículo do que aqueles bondes de Nova Orleans, com imperial, para qual se subia por meio de grandes escadas, dignas de um sobrado, e com plataformas adiante e atrás, e onde tomava assento o cocheiro. Dois anos mais tarde, o mesmo engenheiro Loubat construiu, em Paris, a primeira linha de bondes (do Louvre a Saint Cloud) e em 1869 começaram a estabelecer-se as de Londres.

(Correio do Povo de 24.12.2008)


Bonde puxado a burro no Arraial do Menino Deus

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