sábado, 6 de abril de 2019

Resfriado Comum



Sinônimo: Rinite catarral aguda

Definição: Infecção viral causada mais comumente por um rinovírus que geralmente acomete as cavidades nasais e estruturas de vizinhança (Seios paranasais, ouvido e faringe).

Sintomas: Obstrução nasal e rinorreia de variável intensidade, consistência e coloração. Usualmente o corrimento nasal é claro e seroso nos primeiros dias, podendo passar a muco-purulento devido a infecção secundária por germes e saprófitas nasais. Espirros são comuns, assim como cefaleia e dor de garganta. Febre, quando presente, é de baixa intensidade e cede rapidamente com antitérmicos. O exame nasal revela mucosa nasal hiperemiada e edemaciada recoberta pela secreção descrita. O quadro costuma ceder em cerca de 7-10 dias a não ser que ocorra infecção bacteriana secundária.

Diagnóstico: História e exame físico.

Tratamento: Sintomático.

1 – Analgésico antitérmico: paracetamol em crianças e em adultos, paracetamol ou ácido acetil-salicílico;

2 – Higiene nasal com solução salina;

3 – Aumentar ingestão de líquidos e repouso;

4 – Descongestionante nasal tópico em casos mais severos por tempo limitado (3 a dias).

5 – Casos agudos: Claritin-D

Gripe

Sinônimo: Influenza

Definição: Infecção viral provocada por vírus do tipo influenza A,B,C ou suas variantes onde ocorre necrose do epitélio ciliado do trato respiratório superior, descamação e re-epitelização do mesmo.

Sintomas: Os mesmos do resfriado comum, porém com maior intensidade. A febre e prostração são mais significativas e mais comumente ocorrem infecções associadas de via aérea superior e inferior.

Diagnóstico: História e exame físico.

Tratamento:

Semelhante ao do resfriado comum, sendo muito importante o repouso.

Vacinas:

Faça, anualmente, a vacina contra a gripe. O vírus muda a cada ano, tomando vacinas, você cada vez mais estará protegido contra a gripe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário