sexta-feira, 26 de abril de 2019

O primeiro Gre-Nal da história de Porto Alegre



Estádio da Baixada, no Moinhos de Vento

MATCH DE FUTEBOL

No ground dos Moinhos de Vento o desafio entre os 1ºs teams do
Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense e do Sport Club Internacional
– Várias Notas –
O público porto-alegrense vai ter o ensejo de assistir hoje, à tarde, mais um importante match de foot-ball. Outrora raros eram os torneios dessa natureza que se efetuavam, pois o apreciado divertimento contava com pequeno número de adeptos. Hoje a mocidade que abraçou os vários gêneros de sport, entrega-se com entusiasmo a todos os exercícios ao ar livre, tais como sejam, os do remo, tiro, lawn-tennis, ciclismo, corridas a pé etc. Dentre esses gêneros de sport conta-se o foot-ball, o qual, apesar de possuir, entre nós, poucos anos de existência, progride de forma considerável. Os matches são muito apreciados e a eles comparece o nosso escol social. Assim é que, hoje, teremos o prazer de assistir a mais um desses importantes torneios, entre duas estimadas sociedades: o veterano Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense, que já tem seu nome feito no nosso meio esportivo; e o Sport Club Internacional, agremiação que apesar de ter pouco tempo de existência, promete ter um futuro brilhante. Às 3:10, precedidos de uma banda de música, os teams azul e encarnado farão sua entrada no ground sendo eles assim constituídos:

O signal de kick-off será dado às 3h10min em ponto pelo refferée Sr. Waldemar Bromberg, que será auxiliado pelos juízes de linhas João de Castro e Silva e H. Sommer e de goals, Theobaldo Foernges e Th. Bugs. Constará o match de dois half-times, sendo o primeiro das 3:10 às 3:50 da tarde e, o segundo, das 4 às 4:40 da tarde.

Team Azul

Callfelz;
Deppermann, Becker, G. Carls, Black;
Mostardeiro, Brochado;
Moreira, Booth, Schröder, Grünewald.

Team Encarnado

Poppe I;
Horácio, Cezar, Mendonça, Carvalho;
Vinhola, Pires;
Wetternich, Portela, Simoni, Poppe II.

COMPORTAMENTO

Somos obrigados, a fim de evitar fatos desagradáveis, a aconselhar aos espectadores a que não se pronunciem, por ocasião do jogo, em favor de um ou de outro team. Ainda no último domingo, durante o torneio, deu-se entre um dos juízes e um grupo de assistentes, lamentável incidente, tendo os espectadores imprudentes ouvido frases pouco gentis. Como se sabe, em todos os matches numerosa é a assistência nos grounds, notando-se entre ela, grande número de senhoras e senhoritas, às quais não se deve dar o desgosto de testemunhar discussões inconvenientes. Si fazemos esta pequena observação é porque desejamos ver o progresso do sport bretão, que está caindo no agrado da mocidade porto-alegrense.

Correio do Povo de 18 de julho de 1909

(Notícia repetida no Correio do povo de 18 de julho de 2009, 
com a grafia parcialmente atualizada)

Detalhe sem importância: O jogo terminou com vitória do Grêmio sobre o Internacional por 10 a nihil (10 x 0), conforme noticiou o Correio do Povo na época.



Nenhum comentário:

Postar um comentário