quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Mate Lavado*

Jader Moreci Texeira
(Leonardo)


Gaúcho mateando por Costa Araújo

Amigo, chegue pra dentro do rancho,
Desculpe se eu me desmancho
Em bordoneios do pinho.

Amigo, não tenho frases de efeito,
Só tenho um fogo no peito
Me queimando de mansinho.

Amigo, desculpe o mate lavado,
É que eu passei acordado
Com uma dor no coração.

Amigo, eu estou desesperado,
E todo o pranto chorado
Caiu no meu chimarrão.

Não procure dizer nada, amigo,
Só escute o que eu falar.
Quem tem o peito em ferida,
Quem perde a razão da vida,
Precisa desabafar.

Não repare quando eu choro, amigo,
É que o meu mate secou,
E a minha alma fervente
Vai lhe servir mate quente
Na cuia que ela deixou.

Amigo, você que vive, de certo,
Com quem ama, sempre perto,
Há de me dar seu perdão.
Desculpe, se eu choro quando converso,
É que nada é mais perverso,
Que a morte de uma ilusão.

Amigo, meu coração caborteiro
Se embretou num potreiro
Com aramados de espinho.

Amigo, mesmo com o mate lavado,
Fique um pouco do meu lado
Pra que eu não chore sozinho.

*A música está na internet com a interpretação de Leonardo, o compositor.

(Do livro “Coletânea da Poesia Gaúcha”
Organizador: Dilan Camargo)
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário