Oscar Niemeyer
(1907 - 2012)
O maior dos arquitetos, que desde
os 50 anos se dizia velho demais para mudar politicamente, fez uma arquitetura
nova demais para não mudar. Mas ela vai ficar como marca de um tempo em que
alguns brasileiros decidiram fazer um país maior do que o Brasil.
A obra
→ Colunas do Palácio da Alvorada.
Abertas em semicírculos, apoiam-se no teto por finos vértices. Parecem flutuar
e apenas tocar o chão e o teto.
A inovação
→ Contrariando as normas que
estabeleciam o uso de no máximo 6% de barras de ferro nas estruturas de
concreto, a trama das colunas foi elaborada com 20% do metal.
O impacto
→ As colunas tornaram-se um
símbolo do Brasil. Foram reproduzidas em varandas de casas e na traseira do
carro Uno Mille. Para o ministro francês da Cultura André Malraux, “São o elemento
arquitetônico mais importante desde as colunas gregas”.
A obra
→ Cúpulas do Congresso Nacional.
Inaugurado em 1960, tornaram-se patrimônio histórico em 2007.
A inovação
→ O destaque é a cúpula invertida
da Câmara dos Deputados. Para dar a impressão de que estava pousada na laje,
uma rede de anéis de aço foi embutida no concreto.
O impacto
→ As formas curvas influenciaram
uma geração de arquitetos que hoje dominam a cena internacional, como Zaha
Hadid e Rem Koolhaas.
A obra
→ Palácio do Itamaraty,
inaugurado em 1970. Possui o maior hall sem colunas do mundo, com mais de 2800 metros quadrados .
A inovação
→ Os arcos seguem um ritmo
regular e são idênticos nas quatro fachadas. Uma caixa de vidro, recuada, pousa
sobre o jardim aquático sem tocar a cobertura de concreto.
O impacto
→ Inspirou a construção do prédio
da Editora Mondadori, em Milão, pelo próprio Niemeyer, obra considerada seminal
em todo o mundo. Na Itália, o arquiteto ousou e projetou os arcos com
distâncias diferentes entre si.
A obra
→ Prédio do Ministério da Educação e Saúde, no Rio, entregue
em 1945.
A inovação
→ Um dos primeiros edifícios do
mundo com e recurso brise-soleil (quebra-sol), para evitar a incidência de
raios solares na fachada. A construção é suspensa por colunas (técnica de
pilotis), com vastas áreas livres.
O impacto
→ A obra, parceria com outros arquitetos, é um marco do
modernismo brasileiro e mundial.
A obra
→ Igreja de São Francisco de Assis, inaugurada em 1943.
A inovação
→ Na igreja abstrata, Niemeyer
fez novos experimentos em concreto armado e criou uma abóbada parabólica em
concreto.
O impacto
→ Marca uma nova fase de
Niemeyer, que passou a usar estruturas de concreto armado para criar formas
inusitadas. A tecnologia repercutiu mundialmente.
(Texto da revista
Veja, dezembro de 2012)
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