quinta-feira, 23 de junho de 2016

Correntista na Internet,




Ao acessar sua conta pela Internet tome os seguintes cuidados:

→ Atualize as versões de browsers (programas de navegação). Eles geralmente têm melhores mecanismos de segurança.

→ Mantenha antivírus atualizados no computador utilizado para acessar os serviços bancários.

→ Não utilize links de páginas de terceiros ou recebidos por e-mail. Prefira sempre digitar endereço eletrônico do banco no computador.

→ Troque a senha de acesso ao banco na Internet periodicamente.

→ Não realize operações em equipamentos públicos, em cyber cafés ou computadores com antivírus desatualizados.

→ Não execute aplicações nem abra arquivos de origem desconhecida. Eles podem conter arquivos “espiões”, que permitem a ação de fraudadores sobre sua conta a partir de informações capturadas após a digitação no teclado.

→ Use provedores confiáveis. A escolha de um provedor deve levar em conta políticas de segurança e a confiabilidade da empresa.

→Evite sites arriscados e só faça downloads (transferência de arquivos para seu computador) de sites confiáveis.

→ Certifique-se de que está realmente no site desejado. Para isso, quando realizar operações financeiras você deve clicar sobre o cadeado (ou chave de segurança) que surge na tela ao ingressar na área de segurança do site. O certificado de habilitação do site concedido por um certificador internacional, deve aparecer na tela, confirmando sua autenticidade, juntamente com informações sobre o nível de criptografia utilizada naquela área pelo responsável pelo site (SSL).

→ Acompanhe os lançamentos em sua conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, contate o banco.

→ Se estiver em dúvida sobre a segurança de algum procedimento, entre em contato com o banco. Prevenção é a melhor forma de segurança.

→Desative a webcan durante o acesso ao banco. Esse procedimento simples pode reduzir as chances de que hackers furtem informações por monitoramento do teclado.

→Em caso de dúvida, procure por seu banco e informe-se sobre as medidas de proteção adotadas nas transações on-line.

→Seja cauteloso com e-mails. E-mails não solicitados ou de procedência desconhecida, especialmente se tiverem arquivos anexados, devem ser deletados. Correspondências eletrônicas podem trazer programas desconhecidos que oferecem diversos tipos de riscos à segurança do usuário. É mais seguro deletá-los. Tome cuidado com arquivos e endereços eletrônicos obtidos em salas de bate-papo (chats). Fraudadores costumam freqüentá-los.

→Evite receber mensagens de e-mail de corrente (spam). Eles são utilizados para propagar vírus.

→ O desenho do cadeado no canto inferior da tela mostra que o site é seguro e tem certificado SSL (Security Socket Layer), que garante a transmissão protegida por criptografia. Clicando sobre o cadeado, deve aparecer um certificado de habilitação do site, que deve ter sido emitido para o banco acessado e ter data de validade.

O que fazer em caso de roubo

→ Comunique imediatamente o banco.

→ Registre uma ocorrência na Delegacia da Polícia Civil mais próxima.

→ Caso a fraude seja comprovada e banco se negue a realizar o ressarcimento dos valores, procure órgão de defesa do consumidor de sua cidade.

→ Segundo Priscila Weber, coordenadora jurídica da Turma Financeira do Procon em Porto Alegre, os bancos costumam ressarcir o correntista sempre que for comprovado a ação de hackers. Se isto não ocorrer, a orientação é que a pessoa procure, além do Procon, a justiça.

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Fontes:

Cléber Ferreira, delegado responsávelpela Divisão de Polícia Distrital
e Priscila Weber, coordenadora jurídica da Turma Financeira
do Procon em Porto Alegre.



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