quinta-feira, 9 de maio de 2019

Dúvidas Gramaticais



Em baixo - Embaixo

Assunto: diferença de embaixo e em baixo. Aproveitaremos para ver também a locução adverbial em cima.

Há um par de advérbios que chama a atenção pela incoerência da grafia: embaixo e em cima, um junto e um separado. Mas é melhor observar a lista completa:

1)
abaixo (rio abaixo)
2)
acima (rio acima)

debaixo do tapete

de cima do banco

embaixo da mesa

em cima do balcão

por baixo dos panos

por cima dos fatos

No 1º caso, escreve-se 3 vezes junto e uma vez separado, até pelo fato de que a preposição “por” tem mais evidência que as outras (“porbaixo” ficaria deveras estranho!); no segundo caso, 3 vezes separado e uma junto! Fazer o quê? É imposição oficial.

Mas há um caso em que se escreve vocábulo baixo separado da preposição a ou de: é na relação entre de ... a, como no título deste artigo e nos seguintes exemplos:

A parede rachou de alto a baixo.
Pintou a escada de baixo a cima.
Já a sequência “em baixo” está incompleta – para ser usada é preciso agregar-lhe um substantivo, pois aí a palavra ‘baixo’ é um adjetivo, portanto variável:
Falou em baixo tom.
Vive em baixo astral.
Trafega em baixa velocidade.

Dicas de Gramática debaixo e de baixo, como usá-los?

Nosso idioma parece estar marcando, aqui, a distinção entre “lugar onde” e “lugar de onde”. Compara:

(1) Ele estava debaixo da cama. (onde)
(2) Ele saiu de baixo da cama. (de onde)
(3) Sai de baixo. (de onde)

Na frase (2), de baixo se opõe a de cima; é a mesma oposição que vamos encontrar em “ele mora no andar de baixo”, “ele mora no andar de cima”.

Detrás? - De trás?

O advérbio detrás também expressa “lugar onde”; é sinônimo de atrás. A expressão de trás expressa “lugar de onde”; essa preposição “DE” é exigida por um grupo expressivo de verbos de movimento. Compare:

(3) Ele se escondeu detrás da pedra. (onde)
(4) Ele veio de trás da pedra. (de onde)
(5) Tirou o violão de trás do armário. (de onde)

Nas frases (4) e (5), de trás se opõe a da frente; é a mesma oposição que vamos encontrar em “de trás para a frente, da frente para trás”.

Mas pense o leitor que nem tudo são rosas, quando se trata desse enigmático espacinho em branco. Veja, por exemplo, na frase “A criatura surgiu detrás/de trás da pedra”; separado, significa que ela veio de lá; junto, que foi lá que ela nasceu (ou se materializou).


Nenhum comentário:

Postar um comentário