quinta-feira, 16 de maio de 2019

O túmulo de Victor Noir



Victor Noir é uma das muitas celebridades enterradas no cemitério parisiense de Père-Lachaise. Um personagem muito conhecido em sua época, a cujo funeral foram mais de 100.000 pessoas. Seu túmulo mostra a figura deste jornalista que morreu aos 22 anos, abatido em duelo um dia antes de seu casamento por um sobrinho-neto do imperador Napoleão Bonaparte.

Em uma espetacular estátua muito realista feita em bronze pelo escultor Jules Dalou, Victor Noir aparece tal qual foi derrubado pelo disparo de Pierre-Napoleão Bonaparte com a boca entreaberta, as mãos inertes, a camisa desabrochada e a cartola jogada junto a ele.

A estátua também mostra de forma clara uma grande ereção post mortem, um priapismo habitual nos cadáveres de homens que são enforcados.

Esta protuberância, que aparece nas calças, converteu seu sepulcro em um dos mais populares e visitados do famoso cemitério. A lenda diz que se deve colocar uma flor no chapéu, depois beijar a estátua nos lábios e por ultimo esfregar sua área genital.


A crendice indica que com tal ato é possível melhorar a fertilidade e ter uma vida de sexual plena, no entanto outras versões afirmam que a simpatia serve para mulheres solteiras conseguirem marido nesse mesmo ano. Como resultado da repetição deste ritual, as partes nobres da estátua adquiriram uma área mais brilhante que o resto do bronze oxidado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário