segunda-feira, 6 de maio de 2019

Harvard x Stanford

Você Sabia?


Jane Stanford


Leland Stanford

Malcolm Forbes conta que uma senhora, usando um vestido de algodão já desbotado, e seu marido trajando um velho terno feito à mão, desceram do trem em Boston, EUA, e se dirigiram timidamente ao escritório do presidente da Universidade Harvard.

Eles vinham de Palo Alto, Califórnia e não haviam marcado entrevista.

A secretária, num relance, achou que aqueles dois com aparência de caipiras do interior, nada tinham a fazer em Harvard.

− Queremos falar com o presidente, disse o homem em voz baixa.

− Ele vai estar ocupado o dia todo, respondeu rispidamente a secretária.

− Está bem, respondeu o homem, nós vamos esperar.

A secretária os ignorou por horas a fio, esperando que o casal finalmente desistisse e fosse embora. Mas eles ficaram ali, e a secretária, um tanto frustrada, decidiu incomodar o presidente, embora detestasse fazer isso.

− Se o senhor falar com eles apenas por alguns minutos, talvez resolvam ir embora, disse ela.

O presidente suspirou com irritação, mas concordou.

Alguém da sua importância não tinha tempo para gente desse tipo, e ele detestava vestidos desbotados e ternos puídos em seu escritório. Com o rosto fechado, ele foi até o casal.

− Tivemos um filho que estudou em Harvard durante um ano disse a mulher. Ele amava Harvard e foi muito feliz aqui, mas, há um ano atrás ele morreu num acidente e gostaríamos de erigir um monumento em honra a ele em algum lugar do campus.

− Minha senhora, disse rudemente o presidente , não podemos erigir uma estátua para cada pessoa que estudou em Harvard e morreu, se o fizéssemos, este lugar pareceria um cemitério.

− Oh, não, respondeu rapidamente a senhora. Não queremos erigir uma estátua. Gostaríamos de doar um edifício à Harvard.”
O presidente olhou para o vestido desbotado da mulher e para o velho terno do marido, e exclamou:

− Um edifício! Os senhores têm sequer uma pálida ideia de quanto custa um edifício? A Harvard tem mais de sete milhões e meio de dólares em prédios.

A senhora ficou em silêncio por um momento, e então disse ao marido:

− Se é só isso que custa uma universidade, por que não termos a nossa própria?

O marido concordou.

O casal Leland Stanford levantou-se e saiu, deixando o presidente confuso. Viajando de volta para Palo Alto, na Califórnia, eles fundaram ali a Universidade Stanford, uma das melhores do mundo, em homenagem a seu filho, ex-aluno da Harvard.

“Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça.” 
(João 7:24)

*****

*Amasa Leland Stanford (9 de março de 182421 de junho de 1893) foi um magnata e político estadunidense. Foi também fundador da Universidade de Stanford. Casado com Jane, Stanford fundou a Leland Stanford Junior University como um memorial para seu filho, Leland Stanford, Jr., que faleceu ainda jovem de febre tifoide em Florença, Itália, em 1884, quando participava de uma viagem à Europa. A fortuna da família Stanford durante o final do século XIX era estimada em cerca de US$50 milhões.

Leland Stanford era um maçom ativo. Ele serviu como Grão-Mestre da Grande Loja de Maçons Livres e Aceitos do Estado de Nova York e também um membro da ordem independente de companheiros ímpares na Califórnia.

Há muito sofrendo de ataxia locomotora, Leland Stanford morreu de insuficiência cardíaca em casa em Palo Alto, Califórnia, em 21 de junho de 1893, e está enterrado no mausoléu da família Stanford, no campus de Stanford. Jane Stanford morreu em 1905.


Leland Stanford, Jane Stanford e Leland Stanford Jr, em 1878


Nenhum comentário:

Postar um comentário