sábado, 11 de maio de 2019

O deboche de Elis Regina

Depoimento de Ronaldo Bôscoli,
em maio de 1985, a Regina Echeverria.*


Elis Regina por Dadacaricaturas

“Eu fiz parte da vida de Elis neste aspecto pessoal, emocional e até musical. Se eu pude colaborar com alguma coisa é que Elis, depois que se casou comigo, resolveu seu problema de dicção. Ela era um músico e fazia malabarismos vocais que prejudicavam as letras. E eu era um letrista. Estranhamente, ela reconheceu. Quando ela se separou de mim começou a cantar com um tom de deboche, pronunciando acentuadamente as palavras. Exagerou na silabação pra me gozar. Me gozou com, Última forma, música do Baden Powell que ela mandou fazer pra mim. Aquela Me deixa em paz também mandou dizer que era pra mim. E, quando cantava Quaquaraquaaquá, eu achava que era pra mim.”

*Texto do livro “Furacão Elis”, de Regina Echeverria

Última Forma

Baden Powell e Paulo César Pinheiro

É, como eu falei, não ia durar.
Eu bem que avisei, pois é, vai desmoronar.
Hoje ou amanhã, um vai se curvar
E graças a Deus,
Não vai ser eu quem vai mudar,
Você perdeu.
E sabendo com quem eu lidei,
Não vou me prejudicar,
Nem sofrer, nem chorar,
Nem vou voltar atrás.
Estou no meu lugar,
Não há razão pra se ter paz,
Com quem só quis rasgar o meu cartaz.
E agora pra mim você não é nada mais.
E qualquer um pode se enganar,
Você foi comum, pois é, você foi vulgar.
O que é que eu fui fazer
Quando dispus te acompanhar,
Porém pra mim você morreu.
Você foi castigo que Deus me deu.
Não saberei jamais
Se você mereceu perdão,
Porque eu não sou capaz
De esquecer uma ingratidão,
E você foi um(a)* a mais.
E qualquer um pode se enganar,
Você foi comum, pois é, você foi vulgar.
O que é que eu fui fazer
Quando dispus te acompanhar,
Porém pra mim você morreu.
Você foi castigo que Deus me deu,
E como sempre se faz, aquele abraço, adeus...
E até nunca mais!

*Depende do sexo de quem canta.


Me deixa em paz

Ivan Lins e Ronaldo Monteiro

Me deixa em paz,
Que eu já não aguento mais!
Me deixa em paz,
Sai de mim,
Me deixa em paz! (bis)

Vai, o nosso fogo se apagou,
Nosso jogo terminou,
Vai pra onde Deus quiser,
Já é hora de você partir,
Não adianta mais ficar.

  
Vou deitar e rolar
(Quaquaraquaquá)

Baden Powell e Paulo César Pinheiro

Não venha querer se consolar,
Que agora não dá mais pé,
Nem nunca mais vai dar.
Também quem mandou se levantar,
Quem levantou pra sair
Perde o lugar.
E agora, cadê seu novo amor,
Cadê que ele nunca funcionou,
Cadê que ele nada resolveu.

Quaquaraquaquá, quem riu,
Quaquaraquaquá, fui eu.
Quaquaraquaquá, quem riu,
Quaquaraquaquá, fui eu. (bis)
Ainda sou mais eu.

Você já entrou na de voltar
Agora fica na tua,
Que é melhor ficar,
Porque vai ser fogo me aturar,
Quem cai na chuva
Só tem que se molhar.
E agora cadê, cadê você?
Cadê que eu não vejo mais, cadê?
Pois é quem te viu e quem te vê.

Quaquaraquaquá, quem riu,
Quaquaraquaquá, fui eu.
Quaquaraquaquá, quem riu,
Quaquaraquaquá, fui eu. (bis)

Todo mundo se admira da mancada
Que a Terezinha deu.
Que deu no pira
E ficou sem nada ter de seu,
Ela não quis levar fé,
Na virada da maré

Breque:

Mas que malandro sou eu
Pra ficar dando colher de chá
Se eu não tiver colher?
Vou deitar e rolar!

Final:

O vento que venta aqui,
É o mesmo que venta lá
E volta pro mandingueiro
A mandinga de quem mandingar. (bis)

P.S.1: As três músicas citadas acima estão disponíveis na internet.

Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945São Paulo, 19 de janeiro de 1982) foi uma cantora brasileira. Conhecida por sua competência vocal, musicalidade e presença de palco, é considerada por muitos críticos a melhor cantora popular do Brasil a partir dos anos 1960 ao início dos anos 1980; para muitos, a melhor cantora brasileira de todos os tempos.

Ronaldo Fernando Esquerdo e Bôscoli (Rio de Janeiro, 28 de outubro de 1928 − Rio de janeiro, 18 de novembro de 1994) foi um compositor, produtor musical e jornalista brasileiro.

P.S.2: Elis e Ronaldo tiveram uma relação muito conturbada, e o casamento durou apenas cinco anos com muitas brigas e reconciliações.


Ronaldo Bôscoli e Elis Regina, recém-casados, 1970.*

*Foram casados de 1967 a 1972.


Um comentário:

  1. Detalhe que "Ùltima forma" foi tão forte que tocou num nervo de Elis e ela nunca gravou.

    ResponderExcluir