sexta-feira, 10 de maio de 2019

Numa escola sertaneja

Por Cornélio Pires


Entrei na sala de aulas da escola sertaneja. Os alunos, barrigudinhos, de pernas finas como sabiás, de cabelos compridos como beiradas de rancho de sapé, levantaram-se e ficaram firmes como estátuas. Mandei-os que se sentassem, e a professora fez uma demonstração de aula, dizendo que há apenas três meses organizara a sua classe.

- Formação de frases! Seu Joãozinho, organize uma frase terminando com a palavra rico.

- A professora é rico!

-- Ora, o senhor está me envergonhando. Lá o senhor, seu Salatiel.

- O boticário é rico.

- Muito bem! Agora outra frase terminando em cera.

- Toda a classe pôs-se a pensar, até que um ruivinho, dos olhos azuis, deu sinal de que sabia.

- Diga o senhor, seu Joanim. Uma frase terminando em cera.

- Buona cera.

Rimo-nos, e a professora continuou:

- Seu Chiquinho, quantos sentidos nós temos?

- Cinco sentidos.

- Seu Rafael, para que serve a boca?

- A boca? Pra gostá.

- Seu Maneco, para que serve o nariz?

- O nariz? Pra cheirá.

- Seu Julinho, para que servem os olhos?

- Os óio pra oiá.

Seu Mingote, um sentido que temos bem pronunciado nas palmas das mãos? Para que serve?

- Pra aparpá.

- Agora o senhor, seu Salvador, para que é que serve a orelha?

- A oreia? A oreia… pra ponhá toco de cigarro.

- É como o senhor vê. A classe está nesse atraso, mas daqui a um ano será outra, pois as crianças brasileiras são inteligentíssimas. O senhor está estranhando este monte de livros em cima da mesa? Vou mostrar-lhe a utilidade que têm.

Encurvou a palma da mão esquerda, e começou:

- Meninos, um grão de milho e mais um grão de milho, quantos são?

- Dois!

- Muito bem! Dois grãos de milho, mais um?

- Três!

- Perfeitamente! Agora três grãos de milho e mais dois?

- Sete!

- Não! Pensem bem. Tenho fechado na palma da mão três grãos de milho e mais dois. Quantos são?

- Um punhadinho.

- Como o senhor vê, isto até me faz rir sozinha algumas vezes. Vai o senhor ouvir o mais atrasadinho da classe. Seu Salvador, quem de cinco tira três, quanto é que fica?

- Oito!

- Não é aumentar, menino! É diminuir! Tirar. Preste bem atenção. Quem de cinco dedos tira três dedos tira três dedos, o que é que fica?

- Fica aleijado!

(Transcritos do CD “Som da Terra”; Cornélio Pires. 
Warner Music Brasil, 995048-2)


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