sexta-feira, 22 de abril de 2016

O primeiro campo do S. C. Internacional



A foto acima, provavelmente do final da década de 1940, mostra um cenário muito referido e comentado, mas pouco visualizado. No centro da imagem, vê-se o famoso Campo da Rua Arlindo, que foi conhecido por esse nome exatamente porque sua goleira oeste ficava quase no limite dessa via, que desapareceu com a criação da Avenida Érico Veríssimo.

Hoje, nesse local, estão situados o Hospital Porto Alegre, da Associação dos Funcionários Municipais (AFM), e a Praça Sport Club Internacional. O Inter foi fundado em 4 de abril de 1909, e foi ideia dos irmãos Poppe. Henrique, o mais velho, João Eduardo e Luiz chegaram a Porto Alegre, vindos de São Paulo, na primeira década do século 20. Depois de atuar como comerciário, Henrique arrumou emprego na Intendência (prefeitura).

Quando da fundação do clube, o capitão Graciliano Ortiz foi eleito seu primeiro presidente de honra. Ortiz, além de militar, era também diretor do Asseio Público e homem que gozava de prestígio junto ao intendente (prefeito) José Montaury. Através de Ortiz, que depois viria a ser sogro de Henrique, o Inter ganhou o direito de usar, por algum tempo, o “campo da Arlindo”, que pertencia ao município. O campo também ficou conhecido como Campo do Rio-Grandense, clube dirigido pelo seu Chico (Francisco Rodrigues), pai do compositor Lupicínio Rodrigues.

O local foi núcleo da mítica Liga da Canela Preta (Liga Nacional de Football Porto-Alegrense). Como referência geográfica, vale destacar (no alto da foto, ao centro) as Avenidas Azenha e João Pessoa. Nesta última, estão os prédios do Hospital Ernesto Dornelles e do Palácio da Polícia (ambos em obras). Na diagonal, descendo à direita, o Arroio Dilúvio com suas margens ainda não urbanizadas, onde agora estão as pistas da Avenida Ipiranga. Na parte inferior da foto, aparecem a Ilhota e o leito original do arroio antes de ser retificado rumo ao Guaíba.

Fonte: Site do Inter e livro “No Último Minuto”, de Jones Lopes da Silva.

(Do Almanaque Gaúcho, de Zero Hora)

*****

Sport Club Internacional


Estádio na Rua Arlindo

→ Um dos mais tradicionais e importantes clubes esportivos da cidade. Foi fundado em 4 de abril de 1909 “por um grupo de jovens empregados no comércio e residentes n 2° distrito”, segundo notícia do Correio do Povo à época.

→ Se primeiro campo de esporte já utilizado no primeiro mês de fundação, era na Rua Arlindo, nas imediações da Ilhota. A denominação “Internacional”, segundo Carlos Lopes dos Santos, bem informado cronista do clube, deveu-se a ter esse nome o então campeão de futebol da capital paulista. Quanto às cores – vermelho e branco –, a opinião predominante é de que decorressem de influência da sociedade carnavalesca Venezianos, que, ao lado da Esmeralda, dividia as preferências dos porto-alegrenses. Vermelho e braço eram as cores da “Venezianos".

→ As inundações frequentes fizeram com que fosse logo abandonado o campo da Rua Arlindo, passando o Internacional a disputar suas partidas em terreno da Várzea, no local onde hoje se encontra o Hospital de Pronto Socorro. A diretoria eleita em 1912 conseguiu alugar um campo na Azenha, no trecho hoje cortado pelas ruas Germano Hasslocher, Afonso Pena e Damasco, desenvolvendo ali um longo ciclo de vida, que só terminaria em 1931, quando o clube adquiriu sua primeira propriedade – o Estádio dos Eucaliptos, com gente à Rua Silveiro, no Menino Deus.  O campo da Azenha, aliás, também fora conhecido como “Chácara dos Eucaliptos”. O estádio inaugurado em 1931, o foi graças aos grandes esforços do Eng. Ildo Meneghetti, então presidente do clube, e que por isso mesmo se tornaria mais tarde o seu patrono. Durante muitos anos, até a construção do Estádio Olímpico, do Grêmio Porto-Alegrense, a praça de esportes da Rua Silveiro foi a principal da cidade.

→ Em 1969, depois de um esforço do quadro social e dirigentes, foi inaugurado à Avenida Padre Cacique. À margem do Guaíba, o grande Estádio Beira-Rio, com capacidade aproximadamente para 100 mil espectadores.

*Com a reforma do estádio, passou para 51 mil pessoas confortavelmente instaladas.

(Do livro “Guia Histórico de Por Alegre”, de Sérgio da Costa Franco)


Dia de jogo no Estádio da Rua Arlindo

O segundo campo do Inter


Estádio dos Eucaliptos - inauguração 15 de março de 1931.


Hoje, no local, blocos de apartamentos e uma praça.






Nenhum comentário:

Postar um comentário