Marketing, mercadologia em bom
português, é uma atividade em franco crescimento nos anos recentes, com táticas
cada vez mais agressivas e envolventes para conquistar o consumidor, não apenas
pelos meios tradicionais de comunicação como também agora por todos os canais
da Internet e das telecomunicações (tele-marketing ou tele-mercadologia). Uma
das ferramentas usadas é o gerenciamento de relações com o cliente (customer relationship management − CRM).
Para explicar de forma bem didática o que significam essas palavras, está circulando pela Internet brasileira esta mensagem, que o internauta paulistano Boris Saprudsky repassou em 28/8/2001 à lista de debates sobre negócios Widebiz:
1) Você vai numa festa, vê um mulherão do outro lado do salão, caminha até ela e diz:
“Oi, eu sou
ótimo de cama. Tá a fim?”
Isso é Marketing Direto.
2) Você vai numa festa, vê um mulherão
do outro lado do salão, dá um toque numa amiguinha sua, que vai até o mulherão
e diz:
“Oi, meu amiguinho ali é demais na
cama. Tá a fim?”
Isso é
Publicidade.
3) Você vai numa festa, vê um mulherão
do outro lado do salão, dá um jeito de conseguir o número do celular da
criatura, liga pra ela e fala:
“Oi, eu sou ótimo de cama. Tá a fim?”
Isso é Telemarketing.
4) Você vai numa festa, vê um mulherão
do outro lado do salão. Você a reconhece! Vai até ela, refresca sua memória,
conta umas mentirinhas pra ela rir e aí tasca na direta:
“Oi, eu sou ótimo de cama. Tá a fim?”.
Isso é CRM.
(Gerenciamento de Relações com o
Cliente)
5) Você vai numa festa, vê um mulherão
do outro lado do salão. Você baixa a cintura da calça, bota um boné com a aba
pra trás e vai até ela cantando e dançando a Dança da Motinha. Dá um sorriso de
Tarcísio Meira, faz cara de galã de cinema, começa a conversa mole, elogiando a
criatura, a mãe dela, o pé dela, diz que sonhou a vida toda com ela, pergunta,
cavalheiristicamente, se pode sentar-se ao lado dela e solta:
“Oi. Eu sou ótimo de cama, tá a fim?”.
Isso é Estratégia Agressiva de Vendas.
6) Você vai numa festa, vê um mulherão
do outro lado do salão, e, imagine, ela vem até você e diz:
“Oi, gatão. Ouvi dizer que você é ótimo
de cama. Tá a fim?”
Isso sim é o
Poder da Marca.
Boris Saprudsky, Diretor de Marketing
Webcorp do Brasil S/A
Continuando...
7) Você está numa festa e vê um cara. Você o convence a ir
para casa com a sua melhor amiga.
Isso é Representação de Vendas.
8) Sua amiga
não o satisfez, e ele liga para você.
Isso é Suporte Técnico.
9) E se, na
“hora da verdade”, você, o “garanhão da festa”, falhar...
Isso é propaganda enganosa.
10) Você está indo a uma festa quando você se dá conta que
poderia haver um monte de caras em cada uma das casas pelas quais você está
passando. Você sai do carro e do meio da rua grita bem alto:
“Eu sou
fantástico na cama!”
Não faça isso: Isso é Fake News.
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