quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Marketing Direto

 

Marketing, mercadologia em bom português, é uma atividade em franco crescimento nos anos recentes, com táticas cada vez mais agressivas e envolventes para conquistar o consumidor, não apenas pelos meios tradicionais de comunicação como também agora por todos os canais da Internet e das telecomunicações (tele-marketing ou tele-mercadologia). Uma das ferramentas usadas é o gerenciamento de relações com o cliente (customer relationship management − CRM).

Para explicar de forma bem didática o que significam essas palavras, está circulando pela Internet brasileira esta mensagem, que o internauta paulistano Boris Saprudsky repassou em 28/8/2001 à lista de debates sobre negócios Widebiz:

1) Você vai numa festa, vê um mulherão do outro lado do salão, caminha até ela e diz:

“Oi, eu sou ótimo de cama. Tá a fim?”

Isso é Marketing Direto.

2) Você vai numa festa, vê um mulherão do outro lado do salão, dá um toque numa amiguinha sua, que vai até o mulherão e diz:

“Oi, meu amiguinho ali é demais na cama. Tá a fim?”

Isso é Publicidade.

3) Você vai numa festa, vê um mulherão do outro lado do salão, dá um jeito de conseguir o número do celular da criatura, liga pra ela e fala:

“Oi, eu sou ótimo de cama. Tá a fim?”

Isso é Telemarketing.

4) Você vai numa festa, vê um mulherão do outro lado do salão. Você a reconhece! Vai até ela, refresca sua memória, conta umas mentirinhas pra ela rir e aí tasca na direta:

“Oi, eu sou ótimo de cama. Tá a fim?”.

Isso é CRM.

(Gerenciamento de Relações com o Cliente)

5) Você vai numa festa, vê um mulherão do outro lado do salão. Você baixa a cintura da calça, bota um boné com a aba pra trás e vai até ela cantando e dançando a Dança da Motinha. Dá um sorriso de Tarcísio Meira, faz cara de galã de cinema, começa a conversa mole, elogiando a criatura, a mãe dela, o pé dela, diz que sonhou a vida toda com ela, pergunta, cavalheiristicamente, se pode sentar-se ao lado dela e solta:

“Oi. Eu sou ótimo de cama, tá a fim?”.

Isso é Estratégia Agressiva de Vendas.

6) Você vai numa festa, vê um mulherão do outro lado do salão, e, imagine, ela vem até você e diz:

“Oi, gatão. Ouvi dizer que você é ótimo de cama. Tá a fim?”

Isso sim é o Poder da Marca.

Boris Saprudsky, Diretor de Marketing
Webcorp do Brasil S/A

Continuando...

7) Você está numa festa e vê um cara. Você o convence a ir para casa com a sua melhor amiga.

Isso é Representação de Vendas.

8) Sua amiga não o satisfez, e ele liga para você.

Isso é Suporte Técnico.

9) E se, na “hora da verdade”, você, o “garanhão da festa”, falhar...

Isso é propaganda enganosa.

10) Você está indo a uma festa quando você se dá conta que poderia haver um monte de caras em cada uma das casas pelas quais você está passando. Você sai do carro e do meio da rua grita bem alto:

“Eu sou fantástico na cama!”

Não faça isso: Isso é Fake News.

 

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