sábado, 19 de dezembro de 2020

Paranoia

 Qual é a sua?

 Escolha:

01. O que será que ele quis dizer com aquilo? 

02. Ele não vai com a minha cara. 

03. Juro que estão falando mal de mim naquela mesa. 

04. Será que tem ladrão debaixo da cama? 

05. Que barulho foi esse na cozinha? 

06. O cachorro quente foi feito com carne de cavalo. 

07. O camarão do chinês não está fresco. 

08. Pra mim é falsificado. 

09. O mar vai engolir a terra. 

10. A rádio-patrulha vai parar e me pedir os documentos. 

11. Mostrador fosforescente do relógio dá câncer. 

12. Cigarro mentolado provoca a impotência. 

13. Está escapando gás

14. Eu tenho de andar bem longe do edifício, senão pode cair um suicida na minha cabeça. 

15. O elevador vai ficar parado entre o 7° e o 8° andar. 

16. Todos os elevadores vão parar. 

17. Tem um homem me seguindo. 

18. Tem uma mulher me seguindo. 

19. Tem um disco-voador me seguindo. 

20. O cachorro vai morder. 

21. O papa é judeu. 

22. Estão gravando tudo. 

23. O edifício está cercado por policiais. 

24. Se a lâmpada quebrar vai derramar eletricidade pela casa toda. 

25. Meu negócio tá cada dia menor. 

26. A pá do ventilador vai se soltar e me decepar a cabeça. 

27. Tá escapando um gás esquisito do ar condicionado. 

28. O piloto não dormiu a noite inteira. O avião vai cair. 

29. Aquele cara tá armado. 

30. Vai bater... vai bater... 

31. Eles estão a fim de me destruir. 

32. Eles estão espalhando coisas a meu respeito. 

33. Eles estão vendo tudo. 

34. E se eu perder meu passaporte na Tanzânia? 

35. E seu nunca mais parar de chover? 

36. Por que é que cortaram meu nome? 

37. Por que é que escreveram meu nome errado? 

38. Quando eu estiver bem no meio a ponte vai cair. 

39. De noite, o trem vai descarrilar. 

40. A aeromoça tá com uma expressão estranha. 

41. Todo mundo vai descobrir a história do hidrante. 

42. Se tiver mais de dois sujeitos no banheiro eu não entro. 

43. O motorista está bêbado e armado. 

44. Se eu for, vão dizer que... 

45. Quando eu passar em cima do bueiro, ele vai explodir e me partir em dois. 

46. O caminhão de gasolina ao lado vai pegar fogo e eu vou morrer carbonizado. 

47. E os 800 milhões* de chineses? Que é que eles quererem? 

48. Eu vou entra no mar, pisar num prego enferrujado e morrer de tétano. 

49. Meu seguro obrigatório venceu ontem. O guarda vão me mandar parar. 

50. Se eu for vacinado, eu vou virar jacaré!**

Texto de Ivan Lessa 

(No livro “Antologia Brasileira de Humor 1”) 

*   800 milhões no ano em que este texto foi escrito. 

** O texto, no livro, havia somente 49 frases, incluí a última por ser uma paranoia muito atual...

Caricatura do escritor Ivan Lessa, por Cássio Loredano 

Ivan Lessa 

(1935-2012) 

Ivan Pinheiro Themudo Lessa era filho dos escritores Orígenes e Elsie Lessa, nasceu em São Paulo e foi criado no Rio. Com Ziraldo, Millôr Fernandes, Tarso de Castro e Jaguar, fez parte do grupo que criou o jornal "O Pasquim", em 1969. Inspirado em Sigmund Freud, deu o nome de Sig ao ratinho símbolo do jornal. 

Morava em Londres desde 1978 e, de lá, escrevia suas crônicas - em geral, criticas aos problemas do Brasil. Escrevia três colunas por semana para a BBC Brasil. 

Ivan Lessa criou junto com o cartunista Jaguar o ratinho Sig (de Sigmund Freud), baseada na anedota corrente da época na qual se dizia que se “Deus criou o Sexo, Freud criara a sacanagem”. O ratinho se tornou símbolo de O Pasquim, aparecendo também nas capas da coleção "As anedotas do Pasquim", publicada nos anos 70 pela Editora Codecri. 

Ivan Lessa também escreveu em 2003, a apresentação para o livro A sangue frio (1965), de Truman Capote, que em nova edição no ano de 2009, integrou a Coleção jornalismo literário, junto de outros livros renomados, como Berlim de Joseph Roth e Hiroshima, de John Herseuy. 

Nasceu em São Paulo a 9 de maio de 1935 e faleceu em Londres a 9 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário