sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Propaganda é muito mais do que propaganda

 

Imagine agricultores com maçãs para vender. Um deles diz que a dela é uma maçã nutritiva. O outro diz que a sua é suculenta. O outro diz que é natural, sem agrotóxicos. O outro diz que é a maçã da Branca de Neve. Outro, a da bruxa. Outro, a da Eva. Um deles diz que é a maçã que caiu na cabeça de Sir Isaac Newton. Outro diz que a sua fruta foi inspiração para Steve Jobs a criar a marca Apple. 

São muitas histórias que se podem criar, imaginar; atributos que podem enaltecer, influenciar, qualificar. 

No início, o objetivo da propaganda era informar. Depois, diferenciar. Hoje, é tudo isso e mais um pouco. É entreter, é se posicionar, é desconstruir, é conectar. É ter propósito. É deixar intervalos mais divertidos. É movimentar a economia. Uma empresa pode existir sem publicidade e propaganda? Pode, mas, cá entre nós, não deve. Seu potencial muda completamente. Propagar ideias, marcas, tom de voz, discurso, propósito, imagens, posicionamentos, preço, produto, alcance, faz toda a diferença. 

Grandes marcas podem valer mais do que grandes empresas. Um slogan como “just do it” lembra o quê? Um hambúrguer que começa com M, lembra de algum? Uma bebida preta? Ou duas, “pode ser”? 

Propaganda pode divertir, informar, emocionar e, principalmente, entrar na memória de alguém em um lugar onde jamais sairá. 

A propaganda tem um papel fundamental na vida das pessoas. E, em um ano como este, ela colocou à prova todo o seu significado. Ela ainda é camaleoa e tem o poder de se adaptar a diferentes mídias, diferentes realidades e momentos difíceis. Na boa e na ruim, ela sempre está junto, fazendo a roda girar. 

Hoje (4.12. 2020) é o Dia Mundial da Propaganda. E o Grupo RBS presta a sua homenagem a esse setor que faz muito mais que propaganda. Faz conexões. Entre sentimentos e momentos, e entre marcas e pessoas. 

(Do jornal Zero Hora, 4 de dezembro de 2020)


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