sábado, 26 de dezembro de 2020

Dicas para segurança digital pessoal

 

→ Não ter senhas iguais. 

→ Ter antivírus instalado. 

→ No caso das senhas, sempre utilizar termos mais complexos, nunca usar nome de gato, cachorro, data de nascimento, data de casamento, etc. 

→ Sempre colocar informações diferentes que sejam fáceis de lembrar. 

→ Sempre baixar aplicativos de lojas oficiais. 

→ Se for acessar banco, sempre digite o nome do site e não clique em links que cheguem por e-mail. 

→ Quando receber por e-mail um link encurtado, para o cursor em cima para ver aonde aquele link o leva. É possível verificar a informação na parte de baixo do navegador, onde você vai ver o link estendido. 

→ Sempre que receber um e-mail, olhe de onde está vindo. O texto diz que é uma cobrança de um banco, mas veja qual o e-mail que lhe encaminhou aquela cobrança. 

→ Observe os e-mails que você recebe e fique atento a esse tipo de situação. As fraudes podem não ser fáceis de diagnosticar e, na tentativa de exploração, nem sempre percebemos. 

→ Em caso de e-mail duvidoso, não abra anexos, não clique em links que não pareçam confiáveis, desconfie de todos os arquivos “estranhos”. Se for realmente importante alguém vai te ligar. 

→ Em caso de dúvidas, procure no site daquela empresa ou ligue para saber se realmente há algum problema com a sua conta bancária ou com uma compra feita pela internet. 

→ Sempre mantenha todos os sistemas dos dispositivos atualizados, seja computador, televisão, celulares. 

→ Não acesse os aplicativos de banco ou qualquer outra coisa que seja sensível através de uma lan house ou internet de algum local público. Preferencialmente faça os acessos do 3G/4G do seu celular, pois há garantia maior. Não sabemos se em determinado estabelecimento a rede está sendo monitorada, se estão coletando os dados que estão passando por ela. Podem estar roubando as informações. 

(Correio do Povo, dezembro de 2020) 

Observação final:

Todo dia, ao amanhecer, acorda um falsário, um hacker da internet, e vai direto para o computador para pegar um incauto, para não dizer um otário. 

Todo dia, ao amanhecer, acorda um incauto (otário) e vai direto para o computador para comprar alguma coisa. 

Em alguma parte do dia, eles irão se encontrar num site da internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário