segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Cara de madalena arrependida

Expressão usada para se referir a aquela pessoa que fez algo errado e sabe disso, dai fica com aquela cara de madalena arrependida.

Depois de ficar dois meses sem aparecer, ele veio com aquela cara de madalena arrependida.

Madalena Arrependida é uma pintura do artista barroco italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio. A pintura retrata uma Maria Madalena penitente, curvada de tristeza ao deixar para trás sua vida dissoluta, seus adornos abandonados ao seu redor. À época da sua conclusão, cerca de 1594-1595, a pintura era pouco convencional por seu realismo contemporâneo e seu desvio da iconografia tradicional de Madalena. A obra provocou tanto críticas quanto elogios, causando especulações ainda no século 21 sobre as intenções de Caravaggio. A pintura se encontra na Galeria Doria Pamphili em Roma. 

A pintura retrata uma jovem morena, agachada ou de joelhos em uma cadeira baixa, com as mãos em seu colo. Do seu lado há uma coleção de joias e uma garrafa contendo um líquido, cerca de três quartos completos. Seu olhar está desviado do espectador, sua cabeça virada para baixo em uma posição que pode ser comparada aos retratos tradicionais de Jesus Cristo crucificado. Uma lágrima escorre pelo seu rosto. 

Podemos ver o remorso silencioso escondido em sua consciência, e nas profundezas de seu coração ela é queimada por uma chama secreta. Certamente, as cores de Caravaggio são tão vivas que revelam até os sentimentos mais íntimos dela. Um pássaro raro é aquele pintor que consegue expor tão claramente, em uma mera imagem que está oculta na cega escuridão da consciência.

P.S. Segundo a mitologia Cristã, Maria Madalena era uma prostituta, no qual iria ser apedrejada a morte, mas daí um tal de Jesus disse: 

“Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”, ninguém atirou, ela ficou arrependida e virou crente... 

Também á rumores que ela era a mulher de Jesus, pois tem partes na Bíblia que diz que Jesus a beijava ela diferente de seus discípulos, mas isso é outra historia... 

Resumo: “Madalena arrependida” é usado para se referir a uma pessoa que fez besteira e agora se arrependeu... 

Madalena arrependida 

Significa que quando alguém que se arrepende do passado e/ou muda radicalmente de estilo de vida. 

Origem: Maria Madalena é uma personagem do Novo Testamento, apresentada como uma das discípulas mais devotas de Jesus Cristo. 

O Evangelho de Lucas, no Novo Testamento, cita: “Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios” (os sete pecados capitais: luxúria, ira, cobiça, avareza, orgulho, gula e preguiça). 

Apesar de não haver qualquer fundamento bíblico para considerá-la como uma prostituta arrependida dos pecados e que teria pedido perdão a Cristo, esta versão é a que ficou vulgarmente conhecida.

“Madalena Penitente”, óleo de Ticiano, 1565


Nenhum comentário:

Postar um comentário