terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Trabalho pronto

 Ctrl C, Ctrl V e Ctrl P e pronto!* 

Por Antônio Sérgio Castro 

(Coordenador Pedagógico do Ético Sistema de Ensino)

Quando um professor propõe um trabalho de pesquisa a seus alunos, um número significativo deles certamente navegará em sites de busca e usará as conhecidas teclas “Ctrl” + “C”, “V” e “P”. Quase instantaneamente, sai da impressora um trabalho “prontinho”, que na cabeça do aluno valeria uma nota dez, pois existem imagens, textos e infográficos que formarão um volume de páginas considerável. Quando o professor propõe um debate depois dos trabalhos concluídos, há silêncio. Chegamos a um momento em que a conclusão nos parece óbvia. Boa parte dos alunos leu o que foi enviado para impressão. 

A realidade encontrada em muitas salas de aulas nos mostra que a orientação sobre como utilizar adequadamente as referências fornecidas para pesquisas é extremamente importante. Mas não basta. Claro que o professor foi consciente e deu as informações necessárias. Porém, a facilidade na localização e obtenção das informações se sobrepuseram ao uso criterioso delas. E para piorar, existem sites que apresentam “trabalhos prontos” para serem impressos, sendo muitos deles pagos. Será essa realidade que gostaríamos de presenciar? 

É claro que a tecnologia deve ser utilizada de maneira racional e devemos ficar atentos também à veracidade das informações obtidas na rede, porém não podemos deixar de lado a infinidade de informações que vamos encontrar. Através do cruzamento das informações obtidas por dois ou mais sites, temos diferentes visões de um mesmo assunto, o que proporciona um refinamento das informações e também subsídios importantes na elaboração de um texto próprio. Sem esquecer que após a elaboração do texto é preciso relacionar as fontes que foram referência. 

O grande desafio que os professores têm enfrentado está relacionado à tarefa de leitura dos alunos para atingirem os objetivos que norteiam um trabalho de pesquisa. Possíveis soluções para esse tipo de problema podem ser encontradas no estreitamento das relações entre família e escola, buscando um acompanhamento mais de perto das atividades que o estudante necessitar ter além de fornecer a ele meios para conseguir sucesso na realização delas. Enfim, os recursos existem, estão disponíveis e podem ser utilizados dentro de contextos amplos e diversos. Cabe àquele que for lançar mão desses recursos deixar claras as implicações legais e morais quanto à apropriação indevida, isto é, plágio ou uso sem autorização dos autores, de textos verbais e não verbais. 

*(Texto do Almanaque Saraiva, novembro de 2008)



Nenhum comentário:

Postar um comentário