quinta-feira, 3 de setembro de 2020

O avô e neta cantam juntos

Chico improvisa com a neta Clara Buarque

 na nova gravação de “Dueto”

 Por Mauro Ferreira*


(Crédito da imagem: Chico Buarque e Clara Buarque

 no estúdio da gravadora Biscoito Fino  em foto de Leo Aversa)

Além de constar nos astros, nos signos, nos búzios e nos mapas, o amor também pode constar no Tinder, no Youtube, no Telegram, no Instagram... Atentos às novas formas de (demonstrar) amor, Chico Buarque e Clara Buarque – neta do artista e filha de Carlinhos Brown com Helena Buarque – improvisam versos com nomes de redes sociais e aplicativos de relacionamentos ao fim da gravação de Dueto (Chico Buarque, 1980) feita para Caravanas, álbum que Chico lança no dia 25 do mês de agosto de 2017.

Dueto é uma das duas músicas não inéditas do disco (a outra é A moça do sonho, composta por Chico com Edu Lobo para a trilha sonora de Cambaio, musical de teatro estreado em 2001). O cantor já havia registrado Dueto com Clara para o filme Chico – Um artista brasileiro (2015), mas a gravação ficou fora do disco com a trilha sonora do documentário de Miguel Faria Jr. editado há dois anos pela mesma gravadora Biscoito Fino que distribuirá o álbum Caravanas.

Por conta da exclusão desse fonograma de 2015 no álbum com a trilha sonora do filme, Dueto entra pela primeira vez na discografia oficial de Chico em Caravanas, já que as duas gravações anteriores dessa música com Chico – feitas com Nara Leão (1942 – 1989) em 1980 e com Zizi Possi em 2001 – foram para projetos fonográficos alheios.

Dueto*

 Letra e Música: Chico Buarque

Consta nos astros, nos signos, nos búzios,

Eu li num anúncio, eu vi no espelho,
Tá lá no Evangelho, garantem os Orixás:
Serás o meu amor, serás a minha paz.

Consta nos autos, nas bulas, nos dogmas,
Eu fiz uma tese, eu li num tratado,
Está computado nos dados oficiais:
Serás o meu amor, serás a minha paz.

Mas se a ciência provar o contrário,

E se o calendário nos contrariar,
Mas se o destino insistir em nos separar.

Danem-se os astros, os autos, os signos,

Os dogmas, os búzios, as bulas, anúncios,

Tratados, ciganas, projetos, profetas,

Sinopses, espelhos, conselhos.
Se dane o Evangelho e todos os Orixás:
Serás o meu amor, serás, amor, a minha paz.

Consta na pauta, no Karma, na carne,

Passou na novela, está no seguro,

Picharam no muro,
Mandei fazer um cartaz:
Serás o meu amor, serás a minha paz.

Mas se a ciência provar o contrário,

E se o calendário nos contrariar,
Mas se o destino insistir em nos separar:

Danem-se os astros, os autos, os signos,

Os dogmas, Os búzios, as bulas, anúncios,

Tratados, ciganas, projetos,
Profetas, sinopses, espelhos, conselhos.
Se dane o Evangelho e todos os Orixás:
Serás o meu amor, serás, amor, a minha paz.

Consta nos mapas, nos lábios, nos lápis,

Consta no Google, no Twiter, no Face, no Tinder,
No whatsapp, no Instagram, no Email, no Snapchat,
No Orkut, no telegrama, no Skype...

* A gravação dessa música, feita no estúdio da Biscoito Fino, está na internet, cantada por Chico Buarque (o avô) e Clara Buarque (a neta).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário